Estratégias

Investindo R$ 1,5 mil, lojista vende R$ 100 mil e vence competição de e-commerce

Diego Ciarlarielo, da Pulseirismo, recebeu R$185 mil em prêmios da Nuvem Shop.

A loja Pulseirismo, de acessórios para homens, foi a vencedora do ‘Empreendendo na Nuvem’, uma campanha de incentivo da Nuvem Shop. Na competição, o empreendedor online que conseguisse o maior faturamento em vendas na plataforma seria o ganhador, conquistando o equivalente a R$ 185 mil em dinheiro, prêmios e serviços. A Empreendendo na Nuvem foi elaborada pela start-up de e-commerce e teve duração entre os meses de agosto de 2013 e março deste ano. A dinâmica consistia em atrair empreendedores para o comércio online propondo uma premiação robusta à loja que faturasse mais dentro do período de oito meses. “A didática e o incentivo ao empreendedorismo online estão entre nossas missões; assim essa competição teve o objetivo de encorajar e ajudar novos lojistas a trazerem seus negócios para a internet”, afirma Santiago Sosa, CEO da Nuvem Shop (http://www.nuvemshop.com.br).

A Pulseirismo começou há nove meses no mercado online, com o investimento inicial de R$1,5 mil e, até o fim da disputa, já havia vendido aproximadamente cem vezes o valor aplicado. Com a experiência de quem trabalhou no varejo de moda por cinco anos, Diego Ciarlarielo, 25, seu idealizador, enxergou grande procura do mercado para as pulseiras masculinas. “Sempre quis inovar, buscar opções diferentes de acessórios que via em lojas fora do Brasil, mas que não encontrava aqui, a não ser em joalheria”, revela.

“Comecei a procurar por São Paulo inteira e não encontrava. Foi quando veio a ideia de que, se não havia em São Paulo, o mercado brasileiro como um todo deveria ter potencial para o produto. Então comecei as pesquisas para abrir a loja, que demoraram cerca de seis meses”, conta. Hoje, São Paulo, Bahia e Pernambuco são as praças que geram mais entregas, segundo o jovem proprietário, que nunca investiu grandes quantias em marketing online – ele apostou pesado na divulgação pelas redes sociais.

Trabalhando com matérias primas importadas, o excesso de burocracia e impostos que resultam em atraso de entregas foram desafios a serem batidos. “Programar-se com antecedência, antecipando algumas datas importantes, é a chave para ser bem-sucedido nesse tipo de negócio”, afirma Ciarlarielo, que acredita que inovação e táticas agressivas foram diferenciais para ganhar o Empreendendo na Nuvem. “Gasto horas dos meus dias em pesquisa de produtos novos, diferentes do que possuímos no Brasil e não tenho medo de arriscar em algo diferente, novo, e isso tem dado muito certo. Quando fui informado que estava entre os que estavam próximos de ganhar o prêmio, criei promoções, liquidações, mudei para uma estratégia mais agressiva de vendas”, informa.

O fundador da Pulseirismo recebeu a quantia simbólica de R$ 185 mil, nos quais estão incluídos mentoria com os CEOs Andre Beisert, da Olook, Igor Senra, da Moip, e Pedro Chiamulera, da Clear Sale, e R$50 mil livres de impostos.

Planos

Os próximos passos de Diego Ciarlarielo estão longe do Brasil. O jovem tem viagem marcada para a Europa e não pretende mexer no dinheiro da premiação até voltar ao país, ainda este ano. “Não decidi a melhor maneira de usar esse dinheiro, uma quantia dessas a gente não pode investir de qualquer jeito. Vou tirar umas férias, aproveitar para melhorar o inglês e conversar bastante com meus mentores sobre o melhor destino do prêmio”, afirma. Se depender de seus conselheiros, Ciarlarielo deve continuar focado no e-commerce, investindo na identidade da marca, procurando sócios e pensando no futuro da Pulseirismo.

 

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