Budweiser, Heinz e Radioshack foram as campanhas que tiveram mais sucesso.
O que mais chama a atenção das pessoas ao assistirem um comercial durante um grande evento? Foi pensando nisso que a Ipsos ASI realizou um evento em São Paulo para apresentar os aprendizados das propagandas que tiveram mais sucesso na última edição do Super Bowl 2014.
Grandes e importantes marcas aproveitam o tão esperado Super Bowl para divulgarem suas propagandas cada vez mais diferentes e ousadas. A Ipsos ASI avaliou os filmes em três principais medidas de eficâcia: Recall para identificar a habilidade de um comercial ser lembrado e ter a marca corretamente associada; Re-transmissão que significa que o conteúdo do filme tem potencial de ser passado para frente, compartilhado de alguma forma pelos consumidores, e Brand Opinion, que trata da força do comercial para incrementar a Opinião Geral em relação a marca anunciada.
“Chamar a atenção é apenas o primeiro passo para uma campanha ser bem sucedida, mas é muito mais importante deixar um legado para a marca conseguindo gerar um ganho na proximidade com o consumidor. Esta é a fórmula do sucesso de uma campanha ter êxito”, diz Silvia Herranz, diretora geral da Ipsos ASI Brasil.
A disputa da campanha mais lembrada do Super Bowl envolveu diversos filmes de grandes anunciantes, entre eles Cheerios, Chrysler, Coca Cola, Doritos, Heinz, Hyundai, M&M´s, Microsoft, Danone, Pepsi, Radio Shack, Volkswagen, Butterfinger e Budweiser.
Segundo o levantamento da Ipsos ASI três campanhas mereceram destaque: Bud Puppy Love da Budweiser, Clap de Heinz e Call da RadioShack.
“Os mais bem sucedidos foram abordados de maneiras diferentes. O filme de Budweiser foi o mais emotivo de todos e é isso que o telespectador americano busca. Eles utilizaram os cavalos, que é um patrimônio da marca e tiveram um ótimo recall. O filme de RadioShack combina o humor com a nostalgia de uma forma muito efetiva para passar uma mensagem simples e relevante. Por fim, Heinz que trouxe um ritual americano representado pela musica ‘If you are happy and you know it’, colocando o produto no centro da cena, avaliou a executiva. A lição que fica é que não é fácil comunicar a marca em grandes eventos, como o Super Bowl e a Copa do Mundo. “Os filmes mais lembrados falam da sua categoria, dos valores dos seus produtos e não necessariamente dos eventos das quais estão atrelados, mas sempre respeitando o espirito do momento”, reforça a diretora da Ipsos.
A equipe do Instituto também identificou que a Copa do Mundo 2014 trará muitas oportunidades para as marcas e também muitos desafios. Dentre as grandes oportunidades de um grande evento pode-se destacar a questão do engajamento massivo, a visibilidade mundial e a alta relevância para os brasileiros. O primeiro grande desafio é o alto investimento envolvido em eventos como este, o segundo é o ruído publicitário e por fim as manifestações populares. “As temáticas envolvendo o esporte podem não funcionar em campanhas relacionadas à Copa. As marcas precisam estar atentas a isso. Para se ter idéia, com base em vários testes feitos durante grandes acontecimentos, apenas 25% das campanhas conseguem trasladar o efeito do evento em favor da marca. Este é um sinal de alerta para quem quer investir certo e ter resultado em grandes eventos”, finaliza Silvia.
Neste contexto, entender como os esforços de comunicação estão contribuindo para as marcas é de extrema importância.
As campanhas mais eficazes no Superbowl
Budweiser – Puppy Love
http://www.youtube.com/watch?v=uQB7QRyF4p4
Heinz – Clap
http://www.youtube.com/watch?v=DDbdjnJ-xb8
RadioShack – Call
http://www.youtube.com/watch?v=BKQ73rUtkDM