Banda Larga

ISPs respondem pela metade das conexões em banda larga no Brasil, diz presidente da Anatel

O Nordeste é a região do país que concentra o maior número de provedores de serviços de Internet, contemplando as quatro capitais com os maiores percentuais de market share do setor no Brasil, sendo que os ISPs detêm 38% de todos os clientes de banda larga do NE.

 

CONTEÚDO RELACIONADO – Chile tem a banda larga mais rápida entre os países da OCDE

 

Os dados são da Anatel e dão conta de que, em todo o Brasil, os ISPs somam mais de 10 mil empresas. Já números da consultoria Teleco e da Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas (Telcomp) indicam que os provedores regionais fecharam 2021 com receita em torno de R$ 20 bilhões, representando cerca de 0,3% do PIB nacional.

Dentro deste quadro, o Nordeste se destaca com o aumento de acessos e densidade em serviços de Internet Banda Larga, que teve índice positivo de 59,9% no último exercício avaliado pela Anatel.

“Os ISPs são os principais motores de desenvolvimento da banda larga hoje. Estas empresas levam a internet e a fibra óptica aos cidadãos de todo o país: hoje, mais da metade da banda larga no Brasil é levada pelos provedores de internet”, analisou o presidente da Anatel, Carlos Manuel Baigorri, durante o ExpoISP Nacional, evento que se concentra no mercado de provedores e escolheu o Nordeste como sede de sua edição nacional deste ano, sendo realizado em Olinda-PE.

Já na análise de Fernando Lemos, estrategista do mercado de Tecnologia com carreira construida em players mundiais como IBM e Microsoft, que também esteve no evento, o crescimento deste mercado, tanto no Nordeste, quanto no país, se dá pela essencialidade das Telecomunicações, que são fundamentais para conectar pessoas e negócios, principalmente no panorama atual, redesenhado pela pandemia.

“A Telecom foi uma das áreas mais impactadas no pós-pandemia. O setor tem o objetivo de atender às demandas do mercado, e na sua esteira de crescimento, há três grandes áreas que são boas apostas: Internet das Coisas, MVNOs e redes neutras”, destacou Lemos durante o ExpoISP em Olinda.

Ainda segundo o estrategista, o futuro pertence à Inteligência Artificial e as tendências do mercado de Internet deverão se focar cada vez mais em comunicação personalizada e plataformas pessoais.

Para o organizador do evento, David Nascimento, a escolha do Nordeste como sede para a edição nacional também deu foco à expressividade do setor de Internet na região.

“O Nordeste é um mercado que se destaca no segmento de provedores de Internet. Reunimos aqui as maiores empresas do setor no país, bem como autoridades do setor de Tecnologia e Telecom, como é o caso de Fernando Lemos, o ex-ministro Marcos Pontes, lideranças da Anatel, entre muitos outros”, destaca Nascimento.

Participe das comunidades IPNews no InstagramFacebookLinkedIn e Twitter. 

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *