Governo disponibilizará 300 scanners em centros comerciais populares do país.
Com o pensamento nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, o governo japonês está investindo no pagamento de produtos utilizando impressões digitais. A tecnologia já começou a ser testada e, se aprovada, permitirá que qualquer pessoa realize compras sem a necessidade de carregar uma carteira lotada de notas. Bastaria, apenas, posicionar o dedo em um mecanismo de leitura.
São Paulo ganha novo laboratório público de fabricação digital
Além de evitar o estresse das casas de câmbio, a inovação também garantiria mais segurança aos turistas que correriam menos riscos de serem assaltados. Também seria possível realizar saques de dinheiro em caixas eletrônicos utilizando apenas os dedos.
Para realizar o experimento de teste, o governo disponibilizará 300 scanners em centros comerciais populares do país. As máquinas serão distribuídas em locais como restaurantes, hotéis, lojas de souvenir e outros estabelecimentos.
Apesar de ser uma novidade por se tratar da escala em que está sendo aplicada, a tecnologia em si não é exatamente nova no Japão. Em outubro do ano passado, o parque Huis Ten Bosch, em Nagasaki, introduziu um sistema de pagamento semelhante e que também utilizava impressões digitais.