Akna

Jequiti usa AI em e-commerce e aumenta em 40% vendas diretas mensais

Portal utiliza machine learning para adaptar sugestões de produtos com base na preferência do cliente e em produtos disponíveis.

A empresa de cosméticos Jequiti, do Grupo Silvio Santos, faturou R$ 415 milhões no ano passado e espera dobrar esse valor até 2020. Para isso, ela mudou sua estratégia de vendas e decidiu lançar o seu próprio e-commerce, que trouxe uma experiência de usuário que acompanha os ciclos de campanhas de venda direta, que variam de acordo com a região geográfica.

Negócios com inteligência artificial fecharão ano em US$ 1,2 tri

Agora, clientes em diferentes áreas do país são apresentados a conteúdos e ofertas vigentes em sua região no momento de compra. Dessa forma, as vendas online dispararam, crescendo 40% mês a mês, e representam agora uma considerável parcela das vendas totais da marca.

Para conseguir estes números, a Jequiti firmou uma parceria com a RichRelevance, que desenvolveu o portal com uma tecnologia de machine-learning específica para o e-commerce da empresa. Desde a primeira visita do consumidor ao portal, o site se personaliza em tempo real – seguindo as campanhas vigentes da região do cliente – com base em seu histórico de navegação no site, o contexto em que ele está inserido e o seu comportamento de compra.

“A RichRelevance nos ajudou a lançar nosso e-commerce com uma experiência que comunica a assinatura da marca de levar produtos acessíveis com o poder das estrelas. Assim, podemos conectar os clientes com conteúdo e produtos que estão alinhados não somente com as nossas regras de negócio, mas também com suas necessidades”, afirma Marcel Albuquerque, líder de E-commerce da Jequiti.

A inteligência artificial das ferramentas da RichRelevance aplica o algoritmo com maior propensão a conversão e apresenta produtos que atendam melhor às necessidades de cada indivíduo. Com isso, recomendações de reabastecimento, itens complementares aos produtos já comprados e lançamento são apresentados de acordo com cada contexto do ciclo de compra, respeitando sempre as regras de negócios estabelecidas no ciclo da região.

Compartilhe: