
A Kaspersky está disponibilizando gratuitamente seus principais produtos de segurança para organizações médicas com o objetivo de ajudá-las a ficar protegidas de ciberameaças durante a pandemia do covid-19. A lista de produtos a serem doados por seis meses inclui o Kaspersky Endpoint Security for Business Advanced e o Kaspersky Hybrid Cloud Security (proteção de endpoints em SaaS), o Kaspersky Endpoint Security Cloud Plus e a proteção para o Microsoft Office 365 – Kaspersky Security for Microsoft Office 365.
Cisco vai destinar US$ 210 mi em equipamentos para ajudar governos a conter pandemia
A empresa busca garantir a continuidade das operações e a proteção de dados para as organizações da área de saúde, especialmente em um momento que estão sob enorme pressão. A Kaspersky afirma que, para hospitais e instituições da saúde, é fundamental garantir a estabilidade dos equipamentos e que os dados estejam constantemente disponíveis para as equipes médicas, além de também proteger a privacidade de informações essenciais de seus pacientes.
Juntamente com essa iniciativa, a Kaspersky também sugere que as instituições médicas sigam as práticas recomendadas de cibersegurança e implementem as seguintes medidas assim que possível:
• Agendem treinamentos básicos de conscientização de segurança para as equipes médicas e administrativas. Eles devem abranger as práticas mais essenciais, como proteção de senhas e contas, segurança de e-mail, uso de dispositivos USB, segurança de computadores e navegação segura na web. Expliquem às equipes dos hospitais que há um risco crescente de ciberameaças em sistemas de TI das organizações da área de saúde.
• Este é o momento certo para verificar as soluções de proteção dos hospitais, garantir que estejam atualizadas, configuradas corretamente e que abrangem todos os dispositivos dos funcionários. Acionem um firewall para ativar a proteção contra ameaças web. A solução de segurança deve incluir também proteção contra ransomware, pois essa é uma das ameaças comuns que visam organizações da saúde.
• Garantam que todos os dispositivos médicos específicos, como respiradores , estejam configurados e atualizados corretamente. Se houver uma chance de que o número desses dispositivos aumente rapidamente, desenvolvam um procedimento exclusivo para instalar e configurar todos os novos dispositivos rapidamente.
• Alguns hospitais estão contratando novas equipes para urgência, o que significa aumentar o número de endpoints, incluindo os dispositivos pessoais dos novos funcionários. Isso pode prejudicar a visibilidade e o controle da TI corporativa, então os serviços de TI devem prestar muita atenção para proteger esses novos dispositivos. É melhor ter perfis, políticas e licenças de segurança antecipadamente para simplesmente adicioná-los aos novos dispositivos quando necessário.
• Verifiquem se a sua solução de segurança atual possibilita a compra de licenças suficientes para um número maior de dispositivos.
Participe das comunidades IPNews no Facebook, LinkedIn e Twitter e comente as nossas reportagens.