A Kaspersky anunciou a primeira integração do seu novo KasperskyOS automotivo com um sistema de assistência ao motorista (ADAS), desenvolvido pela AVL Software and Functions GmbH (AVL SFR). O controlador é uma plataforma aberta e personalizável usada para criar protótipos ou unidades em série e ela foi criada seguindo o conceito de “design seguro”, operando com o KasperskyOS.
O sistema operacional seguro da Kaspersky nesta aplicação desempenha o papel de proteger a comunicação entre os componentes do assistente ao motorista e garantir a segurança das funções tecnológicas do veículo autônomo. Ele garante ainda que as funcionalidades adicionais – que são desconhecidas do usuário ou são adicionadas por atualizações do sistema – não sejam exploradas e não afetem o desempenho do carro.
Baseada em uma nova plataforma de unidade de controle da AVL SFR, o controlador para assistentes ao motorista conta com dois processadores em um chip de alto desempenho, um controlador de segurança e oferece alta conectividade, incluindo links para câmeras, Lidars (sigla em inglês para Detecção e Variação de Luz) e outros componentes relacionados. A plataforma de hardware também dá suporte aos padrões CAN (Controller Area Network) e Ethernet automotiva, possibilitando a comunicação segura entre os dispositivos de um veículo.
Na maior parte dos casos conhecidos, criminosos exploraram erros no código deixados involuntariamente pelos desenvolvedores. Isso pode acontecer porque os veículos modernos são sistemas complexos, o que torna difícil gerenciar a segurança de todos os componentes. Além disso, esses sistemas são atualizados regularmente e é importante garantir que as alterações em um componente não afetem o funcionamento do veículo.
O KasperskyOS proporciona uma forte separação entre estes componentes, de modo que, por padrão, não seja possível nenhuma interferência indesejada. A interação entre todos os componentes eletrônicos é controlada pelo Kaspersky Security System, o mecanismo de política de segurança do KasperskyOS. Ele monitora a execução de processos, assim como a comunicação entre cada componente e com o sistema operacional.
A unidade de controle para assistentes de motorista da AVL SFR já está pronta para realizar protótipos em soluções embarcadas (OEMs) ou com fornecedores de Nível 1.
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