Mobile Security 9 protege dados de celular e identifica a localização do aparelho caso seja roubado.
A Kaspersky Lab, desenvolvedora de soluções de administração contra ameaças na internet, lança para toda a América a Mobile Security 9, uma solução de segurança para smartphones. No Brasil, a versão em português está disponível desde o final de março, cuja comercialização é apenas pelo site da empresa.
De acordo com a desenvolvedora, o aplicativo “Proteção de Privacidade” permite que os usuários mantenham determinados contatos e, toda a comunicação, por meio de ligações e mensagens de texto enviadas e recebidas, será protegida dos curiosos. Conforme a configuração, os contatos selecionados ficam escondidos e, com isso, caso um ligue a solução faz com que o aparelho não seja notificado.
Quando o usuário inserir um código para desativar a aplicação, todas as notificações perdidas aparecerão. A função pode ser utilizada como um filtro em momentos que o usuário não queira ser interrompido. Isso previne interrupções desnecessárias durante reuniões importantes, mas garante que ele pode ser contatado pelos membros da família em caso de uma emergência, por exemplo.
Já a “Criptografia Avançada de Dados” protege pastas e documentos com criptografia de proteção de senha, uma camada extra de segurança para as informações altamente sensíveis. Não importa se o smartphone foi roubado ou perdido, esses dados não poderão ser vistos, distribuídos ou removidos sem a senha criptografada.
O Mobile Security 9 possui funções antirroubo. Caso o aparelho seja roubado ou perdido, o usuário pode utilizar a função “Busca SMS” para visualizar a localização GPS em tempo real do dispositivo, que é apresentada no Google Maps por meio de um link enviado automaticamente para um e-mail pré-determinado pelo dono do celular.
Outra funcionalidade da solução é a possibilidade de bloquear remotamente a comunicação de um aparelho perdido e também a exclusão remota de todos os dados do aparelho, para proteger seus contatos e informações sensíveis de utilizações indevidas. Caso aconteça a tentativa de burlar os programas de rastreamento GPS e de exclusão de dados ao substituir o cartão SIM do aparelho, a função “SIM Watch” enviará o novo número de telefone do aparelho para o endereço de e-mail pré-definido pelo proprietário legítimo do telefone.
Segundo a Kaspersky, o Mobile Security 9 também pode ser utilizado para controlar conteúdos recebidos e enviados, permitindo que os usuários bloqueiem mensagens de texto e ligações indesejadas. Ao ser instalado no smartphone de uma criança, o filtro de conteúdo pode ser administrado por funções incorporadas ao “Controle dos Pais,” que permite a limitação do acesso à web, além de bloquear ligações e mensagens de texto de números indesejados.
O Mobile Security 9 está disponível para a compra de assinatura na loja online da Kaspersky e o preço é de R$ 68,95 para um ano ou R$ 79,95 por dois anos. O software é compatível com todos os smartphones que usam Symbian OS (versões 9.1 a 9.4 ou superior) e Windows Mobile (5.0, 6.0, 6.1 ou 6.5).