Consumidores ajudaram empresa a reinserir produto no portfólio.
O Halls Uva Verde está de volta. Por meio de um monitoramento realizado pela E.life nas redes sociais, a Kraft Foods identificou insistentes e frequentes pedidos de internautas para que o drops retornasse às prateleiras e decidiu, então, relançar o produto.
O monitoramento reuniu manifestações de consumidores do produto em diversas redes – Twitter, Facebook e principalmente o Orkut, onde há uma comunidade intitulada “Eu amo Halls de uva verde”, com mais de 35 mil participantes – e deu origem a uma criteriosa análise sobre a repercussão do produto. As mensagens compiladas eram, em sua maioria, relacionadas à ausência de Halls Uva Verde nos pontos de venda e continham declarações hiperbólicas de consumidores apaixonados.
Com base na avaliação, o próximo passo foi alinhar os insights extraídos do monitoramento com uma estratégia de reposicionamento da marca e, atendendo aos pedidos do público, preparar a ação de relançamento do drops no País.
Além de incorporar novamente o produto ao seu portfólio, a Kraft Foods utilizou os dados obtidos nas redes sociais para prestar uma homenagem aos seus consumidores mais fieis. A empresa desenvolverá quatro esculturas com os rostos dos internautas que mais pediram pela volta de Halls Uva Verde, como atrativo para inserir e comercializar novamente o produto. Os três primeiros já foram eleitos e o quarto contemplado será escolhido na página da marca no Facebook, na qual os consumidores devem revelar um acontecimento pessoal que envolva Halls Uva Verde.
Para entregar um relatório completo à Kraft Foods sobre as manifestações nas redes sociais, a E.life utilizou a metodologia M.A.P.A (monitorar, analisar, posicionar e agir), que acompanha as mensagens postadas pelos usuários de redes sociais, não apenas com foco em campanhas, mas também nos diversos indicadores de desempenho do negócio – o que inclui a manutenção ou lançamento de novas linhas de produtos que são bem aceitas.