
O investimento de mais de R$ 250 milhões na aquisição de cinco empresas nos últimos quatro anos – Neemu, Chaordic, ShopBack, Percycle e DGC – resultou na criação de uma área totalmente voltada a varejistas dentro da Linx. A nova área já responde por 13% da receita da empresa brasileira.
Linx anuncia diretor executivo para ofertas de omnichannel, e-commerce e marketplace
A ‘Linx Digital’ é, agora, uma das três unidades de negócios que compõem a Linx, junto com ‘Linx Pay Hub’, que concentra ofertas ao segmento de meios de pagamento, e ‘Linx Core’, que reúne sistemas de gestão para verticais que passam por food service, moda, postos, mercado automotivo, farmácias, entre outras.
A divisão ganhou uma vice-presidência dentro da Linx, comandada por Jean Klaumann, que está no board da empresa desde de 2011 e que já acumulou as funções de VP de Operações e VP de Omnicommerce. A empresa hoje atua em um formato que visa juntar as operações online e offline do varejo de modo que o consumidor tenha uma jornada sem atritos, com a melhor experiência possível.
Outro destaque da nova área da Linx é a capacidade de criar e gerenciar a integração com marketplaces, além dos super apps, aplicativos que oferecem uma série de serviços por meio da mesma plataforma. Isso consolida a empresa como um parceiro tecnológico para toda a cadeia de valor, desde a indústria até a última ponta do varejo.
Histórico de incorporações de startups
O primeiro passo para este trabalho foi dado em 2015, quando a Linx anunciou a compra da Neemu, startup focada na otimização do motor de buscas do e-commerce, e da Chaordic, empresa especializada em promoções e vitrines de recomendação online.
Dois anos depois, a ShopBack passou a fazer parte da companhia com seus algoritmos de reengajamento. Também em 2017, a Percycle foi adquirida para inserir a Linx no mercado de publicidade e atrair a atenção de usuários dos maiores sites do Brasil. Por fim, em 2018, a empresa comunicou a incorporação do Digital Commerce Group (DCG), e se consolidou também como expert em plataformas de e-commerce.
No ano passado, as ofertas das quatro primeiras startups geraram a Linx Impulse, pilar voltado a impulsionar as vendas e performance do varejo com técnicas de inteligência artificial. A DCG se tornou a Linx Commerce, que oferece um diferente conceito de plataformas e-commerce para o consumidor final (B2C), clientes que vendem para outras empresas (B2B) e varejistas que possuem ou atuam em marketplaces.