Akna

Localiza adota Airwatch para gerenciar dispositivos móveis em estratégia de mobilidade

Locadora de carros buscou ampliar o uso de smartphones em agências para agilizar atendimentos, mas faltava garantias de visibilidade. Com solução da VMware, empresa conseguiu até disponibilizar aparelhos aos clientes.

A locadora de carros Localiza buscava ampliar o uso de dispositivos móveis nas agências e disponibilizar smartphones aos clientes para que tivessem uma melhor experiência durante as viagens. Para garantir a visibilidade, segurança e atingir os objetivos, a empresa apostou no Airwatch, da VMware. Com isso, a agilidade no atendimento aumentou, assim como a produtividade de seus funcionários.

Orange lança aplicativo para proteger dispositivos móveis de corporações

A experiência do usuário foi colocada como meta para a Localiza que, para melhorá-la, investiu em um atendimento ágil por dispositivos móveis nos processos de locação e devolução de carros. A empresa ainda disponibiliza smartphones com GPS inteligente e outros aplicativos para seus clientes.

Porém, a empresa não contava com uma tecnologia de gerenciamento de dispositivos que suportasse as melhorias e buscou uma solução que apoiasse a estratégia de mobilidade e desse visibilidade do que acontecia na operação, inclusive nos smartphones usados pelos condutores. E, encontrou na solução de gerenciamento de dispositivos móveis da VMware, o Airwatch, uma ferramenta que garantia a segurança das informações e do próprio dispositivo entregue aos usuários.

Segundo Leandro Evangelista, coordenador de TI da Localiza, a solução permitiu que a empresa adotasse os dispositivos móveis em várias etapas da operação e oferecer um atendimento premium em toda a jornada dos clientes, desde o momento em que pegam a van no aeroporto, passando pelo processo de check-in e check-out e, até mesmo, durante a viagem. “Tudo isso com visibilidade e segurança, possibilitando uma melhor tomada de decisão”, afirma.

Antes de adotar a solução de uma vez, a Localiza testou a tecnologia hospedando a operação de uma de suas agências no Airwatch. A impressão da locadora foi a de que o produto é fácil de usar e respondia aos requisitos do negócio. Outra vantagem verificada foi a atualização da solução, que era feita em até um dia assim que saísse uma nova versão, algo que demorava algumas semanas com a solução anterior.

A solução da VMware entrou em operação no começo de 2017, mas os resultados foram sentidos pela Localiza já na fase de testes. O uso de dispositivos móveis deu agilidade ao check-in e ao check-out, evitando filas e aumentando a produtividade dos funcionários.

Para o cliente, os benefícios não estão apenas em um processo mais ágil. A locadora oferece a eles o Localiza Way, um smartphone com GPS inteligente, Spotify, tradutor e pacote de dados sem restrição de consumo, que pode, inclusive, ser compartilhado com o celular pessoal. A tecnologia também permite a comunicação com os motoristas das vans de Shuttle dos aeroportos e a disponibilização de Wi-Fi para os usuários da van.

Além disso, o Airwatch não permite a instalação de uma versão anterior a que está em uso, o que simplificou a distribuição de sistemas e aplicativos pela equipe de TI e conferiu segurança ao processo de atualização. A ferramenta também deu visibilidade ao uso do pacote de dados de cada aparelho, evitando atritos na experiência do cliente.

Atualmente, mais de 1,8 mil dispositivos móveis são usados pelos operadores nas agências para realização de check-in e check-out. Isso sem falar nos smartphones oferecidos aos clientes para complementar a experiência deles. Todos gerenciados pelo Airwatch da VMware e o resultado tem sido tão positivo que a Localiza pretende ampliar o volume de dispositivos móveis gerenciados pela tecnologia. Até o final deste ano serão mais de 4 mil equipamentos gerenciados.

Compartilhe: