Melhores Práticas

Localiza investe em projeto de governança de dados com a IBM

Empresa de aluguel de carros unificou as bases de dados de clientes de sua plataforma de negócios para ganhar eficiência e apoiar seu crescimento.

A Localiza, rede de aluguel de carros, precisava de uma solução que permitisse ter uma visão unificada de cada um de seus clientes. A empresa opera uma plataforma de negócios sinérgicos: Localiza Rent a Car, de aluguel de carros; Localiza Franchising, franqueadora da marca Localiza; Total Fleet, especializada em aluguel de frotas; e Seminovos Localiza, empresa de suporte do Grupo Localiza, responsável pela venda dos carros seminovos. O objetivo era traçar perfis individuais diferenciando suas ofertas, apoiar estratégias de vendas e otimizar processos de atendimento ao cliente final. Com base neste desafio, a empresa contratou um projeto de visão única de clientes, implementado pela MD2 com soluções IBM.

O processo garantiu ganhos expressivos na qualidade das informações tratadas com a eliminação de erros e incoerências nas bases de dados da plataforma, hoje composta por 501 agências de aluguel de carros espalhadas pela América Latina, 67 lojas de vendas de carros seminovos, além da unidade de negócios focada no aluguel e gestão de frotas.

A expertise na área de integração de dados foi primordial para que os parceiros fossem escolhidos para o projeto. “A MD2 e a IBM compreenderam nossas necessidades e nos apoiaram fortemente na entrega de uma solução íntegra que, por meio da Arquitetura Orientada a Serviços (SOA) e conceitos de Gestão de Dados Mestres (MDM), disponibiliza uma visão 360º dos nossos clientes para aplicações vitais para o negócio”, explica Gustavo Gontijo Leal, Gerente de Arquitetura de TI da Localiza. Nesse contexto, os processos de negócio suportados por sistemas como CRM Siebel e ERP SAP obtiveram ganhos significativos de eficiência e agilidade na detecção de oportunidades.

Para atender às necessidades da Localiza foram adquiridas as soluções da IBM InfoSphere QualityStage e IBM Information Service Director, que permitem, respectivamente, conformidade das informações com qualidade para os usuários de todos os setores da Localiza e fornecimento de habilidades de integração, em tempo real, de dados como um serviço. “Já vemos importantes reflexos da solução a partir do retorno dos clientes que percebem as vantagens oferecidas ao acompanharmos o histórico de relacionamento conosco”, afirma Leal. “Os próximos passos estarão focados na integração com plataformas de mobilidade e Business Intelligence, além da consolidação de melhorias contínuas nos processos de governança de dados”, finaliza.

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *