Apesar da mudança, ainda não há equivalência dos preços em relação aos produtos vendidos no exterior.
Com o objetivo de estimular o mercado interno, o Grupo Luxottica anuncia um reposicionamento de preço de em média 20% no seu portfólio de marcas, que incluem nomes fortes como Ray-Ban, Oakley, Vogue Eyewear, Prada, Dolce&Gabbana e Burberry.
“Na Europa e nos Estados Unidos, os consumidores estão acostumados a ter mais de uma opção de óculos, eles adquirem ao menos um par por estação. Nosso objetivo com esse reposicionamento é também modificar o comportamento do brasileiro dando maior acessibilidade a nossas marcas”, afirma Ennio Perrone, diretor de marketing e produto do grupo no Brasil.
A redução de preço vai além do nicho comportamental. Hoje o brasileiro compra cada vez mais durante suas viagens internacionais, em detrimento do mercado nacional devido à grande diferença de preços. O objetivo da Luxottica é iniciar um movimento de mudança, fazendo com que o brasileiro não precise esperar sua próxima viagem para ter acesso a suas marcas preferidas.
Apesar desta mudança, ainda não há equivalência dos preços em relação aos produtos vendidos no exterior devido ao custo Brasil e a valorização da moeda nacional. Porém, o objetivo da empresa é continuar trabalhando para buscar a diminuição desta diferença.
A empresa acredita que os consumidores brasileiros buscam produtos que são valorizados pelos formadores de opinião, e querem marcas que demonstrem status e luxo. “Isto não vai afetar o consumo das pessoas de classe mais alta, pois a segmentação das linhas de produtos se encarregará de atender estes consumidores. Porém, a queda nos preços manterá a indústria aquecida enquanto favorece todos consumidores, que agora têm mais condições de comprar um produto com excelente qualidade”, finaliza Perrone.