Análise Setorial

Mais de 68 mil Cds piratas são apreendidos em setembro

No período, foram retirados do ar 42 websites que comercializavam softwares piratas e 1,7 mil anúncios destinados à divulgação da venda de produtos ilegais.

A Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), a Business Software Alliance (BSA) e a Entertainment Software Association (ESA) apresentam o saldo das iniciativas de combate à pirataria desenvolvidas no mês de setembro. Durante o período, ocorreram 55 ações em todo o país que resultaram na apreensão de mais de 68 mil CDs contendo programas falsificados.

Segundo as associações, foram retirados do ar 42 websites que comercializavam softwares piratas e 1,7 mil anúncios destinados à divulgação da venda de produtos ilegais, valores 281% e 23% acima dos alcançados no último mês. Além disso, também foram computadas 404 denúncias por e-mail e telefone, que deram origem ao envio de 288 notificações e ao início de 23 ações judiciais, saldo 53% superior a agosto.

Em setembro, o Programa de Treinamento de Capacitação em Antipirataria passou pelas cidades de Uberlândia (MG) e Manaus (AM). Nessas localidades foram treinados 235 agentes públicos, além de 60 empresários e 326 universitários. De acordo com as entidades, até novembro deste ano a iniciativa visitará Campo Grande (MS), João Pessoa (PB) e Santa Maria (RS).

"Temos consciência que diminuir a pirataria no Brasil é uma tarefa árdua e de longo prazo. Mas todo o esforço feito nos últimos anos mostra que estamos no caminho certo e os resultados começam a aparecer”, diz Antônio Eduardo Mendes da Silva, coordenador do Grupo de Trabalho Antipirataria da ABES. “Além da queda de 6% do índice de pirataria registrada nos últimos quatro anos, temos observado um retorno bastante positivo no Programa de Treinamento de Capacitação em Antipirataria – principalmente dos estudantes", completa o executivo.

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *