Análise Setorial

Marketing Digital: as cinco prioridades dos CMO’s

Experiência do cliente, operação em tempo real, domínio de métricas e análise de dados são alguns desafios dos CMO’s atualmente. 

Mais da metade dos líderes de marketing globais afirmam que a sua responsabilidade para o crescimento da receita da empresa aumentou, e 61% dizem que a coleta de dados é uma prioridade para 2014, de acordo com pesquisa realizada pela consultoria Deloitte e a ExactTarget Marketing Cloud.  Com o nome “Bridging the Digital Divide: How CMOs Can Rise to Meet Five Expanding Expectations”, o estudo identifica as cinco prioridades dos CMO’s com base em 228 respostas.

“O profissional de hoje deve constantemente avaliar e se ajustar a uma série de fatores, como as mudanças do consumo, canais, concorrentes, a marca e sua participação de mercado”, afirma Michael Lazerow, CMO da ExactTarget Marketing Cloud. “Muitos CMO’s se encontram atualmente com um pé no branding; uma mão no mundo pós-digital e outra mão em uma bússola tentando descobrir o que está por vir. Por isso é importante auxiliar os profissionais de marketing nessa jornada, sabendo que hoje eles também têm construído e acompanhado as jornadas e movimentações do consumidor em uma escala nunca antes feita.”

O relatório identificou cinco expectativas para CMO’s:

1. A responsabilidade pelo crescimento da receita da empresa

•  53% dos CMO’s afirmam que, com o avanço do marketing digital, grande parte do foco de suas equipes está direcionado em alavancar a receita da empresa;

• 38% dos CMO’s dizem possuir maior orçamento para tecnologia, com o objetivo de acompanhar a evolução do marketing digital;

2.  Dominar a experiência do cliente

• 38% dos CMO’s reconhecem que o atendimento ao cliente é uma área do marketing digital que tem desafiado suas equipes;

• No entanto, 23% dos CMO’s não se sentem preparados para lidar com o seu crescente papel no atendimento ao cliente;

3. Reconhecer insights baseados em dados

• 61% dizem que a coleta de dados é uma prioridade do marketing para 2014;

• No entanto, 32% dos CMO’s admitem estar menos preparados para a contratação de pessoal com conhecimento em dados e análise;

4. Operar em tempo real

• 59% dos CMO’s acreditam que processos de marketing flexíveis e ágeis são prioridade em suas atividades internas;

• Apenas 16% utilizam frequentemente a personalização de web, e somente 50% planeja aplicá-la;

5. Dominar as métricas importantes

• 53% dos CMO’s dizem que o ROI foi a base mais importante para medir o sucesso;

• 52% dos CMO’s confirmam que o crescimento do marketing digital tem levado à necessidade de dados com maior qualidade e análises personalizadas.

“O papel do CMO passou de apenas marqueteiro para um grande defensor do cliente. Hoje, esses profissionais desempenham um papel fundamental na condução do crescimento da receita da empresa”, afirma Frances Yu, diretor da consultoria Deloitte. “E, para cumprir essas expectativas de crescimento, os CMO’s devem traçar seu próprio caminho para dar respostas às novas exigências de consumo, acompanhando os novos canais, e se alinhando às estratégias de modernização tecnológica”, completa o executivo.

 

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