Negócios

Mega recebe sinal verde para concluir a aquisição da InterNexa e ingressar no universo OPGW

Carlos Eduardo Sedeh, CEO da Megatelecom
Três meses após o anúncio de intensão de compra, órgão regulador libera o negócio que irá dar corpo ao projeto da Mega de também prover serviços para outras empresas de telecom; com a aquisição, a Mega ingressa na oferta de serviços em rede elétrica de transmissão, usando redes OPGW.

Três meses após o anúncio de aquisição da InterNexa, a Mega recebe autorização da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para avançar no negócio. Com sede em Barueri, na Grande São Paulo, a InterNexa Brasil reforça a operação da Mega e seus planos de estar entre as maiores empresas de telecom exclusivamente B2B do Brasil, passando a conectar mais de 450 cidades, em 16 estados, além do Distrito Federal. A InterNexa chama atenção pela sua sua presença no universo de redes OPGW (Optical Ground Wire), para a transmissão de dados por meio da rede elétrica.

CONTEÚDO RELACIONADO – Megatelecom adquire InterNexa Brasil

No fim do ano passado, as duas empresas anunciaram a operação de compra. Em janeiro de 2024, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) anuiu a aquisição, sem restrições. Com a aprovação da Anatel e do CADE, a Mega ingressa em um novo mercado, o de redes de longa distância (backbones) de alta disponibilidade e densidade, usando a rede elétrica de transmissão, por meio de redes OPGW (siglas em inglês para cabos de aterramento óptico).

A infraestrutura para a fibra óptica em cabo OPGW, atualmente, é cosiderada a opção mais confiável em termos de transporte de dados de longa distância. O OPGW é um cabo com função de para-raios para as linhas de transmissão de energia que serve como canal de comunicação por meio de seu núcleo de fibra óptica. Instalado em linhas de transmissão de energia elétrica de alta tensão, o cabo não sofre com vandalismo e é super-resistente, raramente apresenta falha ou rompimento, além de ser imune a interferências eletromagnéticas e meteorológicas, como ventos, chuvas e gelo.

A aquisição não apenas permitirá à Mega expandir sua presença para os três estados do sul do Brasil (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), mas também possibilitará ampliar sua rede na região sudeste, abrangendo os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Esta expansão será especialmente focada em cidades estratégicas no interior paulista, como Campinas e São José dos Campos.

Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e X (Twitter).

 

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *