
De acordo com a pesquisa e o relatório do Raio X do Investidor Brasileiro, em 2021, a quantidade de investidores no mercado de capitais brasileiro aumentou em 1,5 milhão. A alta significa um percentual de 56%, em relação a 2020. Esse aumento pode sugerir uma nova demanda mais veemente dos recursos para absorver o aumento exponencial de transações. Vale verificar, portanto, se o mercado está pronto para receber esses investidores. Nesse sentido, algumas alternativas surgem, tais como plataformas de tecnologias que automatizam as etapas do processo de compra e venda de ativos financeiros.
CONTEÚDO RELACIONADO – B3 migra sistemas para nuvens Microsoft Azure e Oracle
O processo, por sua vez, demanda que essa tecnologia seja sofisticada e que passe por algumas etapas. A ordem de compra e venda é só uma das partes da negociação. Nesse sentido, a tecnologia é essencial, por estruturar a bolsa de valores e organizar os processos de automatização, sem que a intervenção humana seja necessária, o que minimiza erros e trata melhor os dados.
Avaliação de risco e pré-negociação
Inicialmente, o investidor passa pelo home broker da conta da própria corretora – esse home broker nada mais é que um sistema que permite a negociação de ações e ativos financeiros online. Essa etapa é a pré-negociação, uma vez que o investidor pode escolher o ativo, sugerir o preço e enviar a ordem para a corretora. A B3 (bolsa de valores brasileira) conta com um sistema de avaliação de risco avançado, o que permite segurança no momento da pré-negociação. Ou seja, os riscos são avaliados constantemente, através da avaliação de risco da Clearing, que é um conjunto de sistemas que garante o sucesso da negociação para negociador e comprador.
Negociações e propostas
As corretoras possuem relação com a bolsa por meio de links diretos ou por meio de um data center provido por um servidor. A compra de ordem, uma vez feita, é enviada e analisada com base no livro de ofertas para verificar se alguém está vendendo aquele volume de ações pelo preço proposto. Esse livro, por sua vez, é um recurso que elabora e apresenta ações negociadas e disponíveis no mercado; para checá-lo, o investidor pode utilizar o próprio home broker. Caso haja uma oferta disponível para a demanda, a bolsa corretora confirma a ordem; todo o processo é essencialmente rápido, e por isso trata-se de uma negociação dinâmica. Estima-se que a B3 já chegou a processar 17,9 milhões de negócios no mesmo dia.
Finalização e pós-negociação
Após confirmada a oferta, a compra segue para a Clearing. A avaliação de risco é feita, além de liquidação financeira e alocação de negócio. Trata-se da verificação da realidade da compra, ou seja, analisar se o comprador possui o dinheiro e o vendedor possui a ação. Caso tudo esteja certo, a titularidade do ativo é transferida, finalizando o processo de compra e venda.
A plataforma que guarda os ativos é chamada de Depositária; atualmente, a B3 atua no desenvolvimento de produtos e novas tecnologias para incorporação no mercado, e existem várias maneiras de investir em ações; a Vale3, por exemplo, apresentou bons números de produção no terceiro trimestre do ano de 2022, o que significa um investimento com boas projeções para o futuro.
Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter.