Fabricantes terão que vender mais para manter receita.
Novo estudo dá conta que a Cisco batalhou no primeiro trimestre, num dos principais mercados em que atua, switching Ethernet, mas perdeu ainda mais mercado para a Hewlett-Packard e Juniper Networks.
O estudo da Canalsys apontou que a Cisco não foi a única a registrar perdas: o trimestre afetou todos os fornecedores, com 8,8% de diminuição das receitas comparado a um ano atrás, especialmente devido à demanda do setor público e à concorrência de preços mais agressiva.
“Se as tendências atuais continuarem, fornecedores e parceiros de canais terão que vender mais para atingir a receita esperada “, analisa o diretor de serviços corporativos da Canalsys, Mathew Ball. “Esta competição poderá desencadear uma onda de fusões e de aquisições chaves entre os menores participantes do mercado, à medida que tentam obter economias de escala”.
A Canalsys ainda registrou que a Ciscos caiu quase 5% no último ano, para 68,2%, uma queda difícil de superar, pois quase metade do faturamento anual da empresa vem dos negócios comutação e roteamento.
Ainda segundo o relatório, a HP ganhou terreno comparando com 2010, em parte devido à aquisição da 3Com, e teve 14,1% do mercado no trimestre. A Juniper também cresceu 22% de um ano atrás para cá e ficou com 2,4% do mercado.
A Brocade e D-Link estiveram alinhadas com mais 11,5% do mercado, pulverizado entre outros vendedores. “A Cisco está enfrentando intensa pressão tanto em seu negócio principal switch quanto em rede de negócios empresariais”, disse Ball.
*com informações de agências internacionais