Se as principais competições e eventos esportivos estão paralisados no momento e sem previsão de retorno nas próximas semanas, o mesmo não se pode dizer dos jogos no mundo digital. Embora a situação global também tenha afetado algumas competições de eSports pelo mundo, já que muitos eventos são realizados em arenas (com presença de torcida), o setor deu um jeito de continuar na ativa com disputas 100% online.
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É o caso de competições como Overwatch League, ESL Pro League (Counter-Strike: Global Offensive), Rainbow Six Pro League, Call of Duty League e torneios de League of Legends (LoL) e Defense of the Ancient (DOTA), que seguem movimentando disputas e jogadores em todo o planeta, inclusive no Brasil – com brasileiros levantando a taça no Rainbow Six, como por exemplo a Team Liquid, que ficou com o título da Pro League Latin America Season 11.
A realidade atual de isolamento social colocou os eSports ainda mais em evidência em diversas plataformas e redes sociais, como YouTube, Twitch e Twitter. Segundo um balanço divulgado por Rishi Chadha, chefe de parcerias de conteúdo para games do Twitter, o número de conversas sobre jogos e eSports registrou um aumento na ordem de 71% desde o início de março.
Equipes como a FaZe Clan, G2 Esports, MIBR, Fnatic, Cloud 9, T1, Team Liquid, Luminosity, paIn Gaming e TSM estiveram entre as mais comentadas na rede social, além de jogos como Final Fantasy (que teve lançamento de remake de Final Fantasy VII recentemente), Fortnite e Minecraft.
Esportistas aderem aos jogos
Em quarentena, esportistas do mundo todo viram nos jogos uma oportunidade de manter o entretenimento da torcida. A NBA, por exemplo, apostou em um torneio virtual do jogo NBA 2k20 como alternativa de competição durante o período sem jogos. 16 jogadores da maior liga de basquete do mundo participaram da iniciativa, que teve como vencedor o armador Devin Booker, do Phoenix Suns.
O exemplo foi seguido pela Major League Baseball, com 30 jogadores profissionais da liga de beisebol norte-americana disputando partidas no MLB The Show, principal game do esporte, com transmissão ao vivo em serviços de streaming. Além de proporcionar diversão, o evento tem uma causa nobre: a doação de uma quantia equivalente a mais de R$ 800 mil para instituições de caridade.
A Fórmula 1 também adotou a alternativa, com a disputa do F1 Esports Virtual GP, que teve participação de pilotos como Charles Leclerc, da Ferrari, e do ex-campeão mundial Jenson Button, além de nomes de outros esportes, como o goleiro Thibaut Courtois, do Real Madrid.
Poker online também cresce
Um dos esportes que mais movimentam jogadores no mundo todo, o poker também tem o mercado digital como “refúgio” em tempos sem a realização de torneios ao vivo. Para dar conta da demanda, os principais sites do mundo realizam torneios semanais e prologam algumas competições, como a Powerfest, do partypoker, que estava prevista para ser encerrada em março e foi esticada até meados de abril.
Instituições de renome no esporte, como a World Poker Tour e World Series of Poker, tiveram que se render ao online após o cancelamento de eventos em cassinos e hotéis, e também apostaram em torneios digitais para atender a enorme procura de jogadores do mundo todo.
De acordo com a Poker Industry Pro, que monitora o mercado do esporte da mente pelo mundo todo, as últimas semanas registraram os maiores picos de acessos simultâneos em sites de poker em pelo menos cinco anos, com cerca de 40 mil jogadores online ao mesmo tempo nas mesas digitais.
Isso gera um impacto enorme, inclusive, nas premiações. Para se ter uma ideia, o Irish Open de Poker Online, um dos principais torneios do circuito europeu, estava previsto para uma premiação total garantida € 1 milhão (aproximadamente R$ 5,73 milhões). Porém, devido ao grande número de entradas regsitradas, a premiação total ficou em € 2,9 milhões (mais de RS 16,5 milhões). O brasileiro Pablo Brito ficou com o título, levando pra casa a quantia de € 462 mil, ou seja, mais de R$ 2,5 milhões.
Mercado de eSports tem expectativa de crescimento
De acordo com o Global Esports Market Report, estudo global que analisa o mercado de eSports, há uma expectativa de crescimento do setor para os próximos anos. Segundo o relatório, o mercado deve registar uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) na ordem de 16% entre até 2025 – número que pode sofrer uma queda por conta do impacto econômico gerado pela pandemia, no entanto.
O relatório analisa apenas a indústria considerada profissional, em nível competitivo, como é o caso das grandes ligas. Segundo o estudo, os fatores chaves para esse crescimento são as inovações tecnológicas, aumento do acesso global à Internet, maior envolvimento de entidades governamentais e maior audiência dos eSports em todo o planeta.
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