
De acordo com um relatório publicado recentemente pelo Dell’Oro Group, o crescimento do mercado de infraestrutura de rede móvel (MCN) sofreu queda percentual ano a ano (Y/Y) no 4T de 2024. O mercado encerrou 2024 com uma taxa de crescimento anual negativa de -4%, impulsionada por um declínio de 15% no mercado chinês no 4T de 2024.
CONTEÚDO RELACIONADO – Mercado global de rede móvel deve ter crescimento negativo nos próximos cinco anos, diz Dell’Oro Group
“O mercado tem lutado para ganhar força nos últimos três anos, com três dos quatro trimestres tendo taxas de crescimento Y/Y estáveis ou negativas. Em 2024, vimos o menor em -4% Y/Y. No entanto, os resultados para 2024 não foram equilibrados entre as tecnologias que monitoramos — enquanto as receitas de Signaling e Wireless Packet Core caíram, as receitas de Policy, Subscriber Data Management e IMS Core aumentaram Y/Y”, afirmou Dave Bolan, Diretor de Pesquisa do Dell’Oro Group. “Em uma base regional, a taxa de crescimento da China foi negativa e, em menor grau, o mercado mundial (excluindo a China) também foi negativo. No entanto, ambas as áreas de mercado devem retornar ao crescimento positivo em 2025.
“Continuamos cautelosamente otimistas sobre 2025, pois mais redes 5G Standalone (5G SA) devem ser lançadas do que em 2024, e mais assinantes continuam a migrar para as redes 5G SA existentes. Além disso, as redes de voz parecem estar retornando ao crescimento, com mais redes IMS Core sendo implementadas à medida que as redes Circuit Switched Core são eliminadas, além de novas redes de voz sobre New Radio (VoNR) são introduzidas”, acrescentou Bolan.
Destaques adicionais do Relatório de Rede Móvel Central e Computação de Borda Multiacesso do 4T 2024 incluem:
- Espera-se que o mercado de MCN 5G alimente o aumento no crescimento com uma taxa de crescimento acelerada em 2025.
- Espera-se que o mercado de MEC continue crescendo em 2025, embora a uma taxa de crescimento desacelerada.
- As classificações dos principais fornecedores permanecem inalteradas em 2024: Huawei, Ericson, Nokia e ZTE.