Análise Setorial

Mercado de software de BI e analíticos cresceu 8% em 2013

SAP foi a empresa com maior faturamento.

De acordo com o Gartner,  empresa de pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia, o mercado mundial de software de Business Intelligence e analíticos, que consiste de plataformas de BI, suítes de gestão de performance corporativa, aplicações analíticas e analíticos avançados, totalizou US$ 14,4 bilhões  em 2013, um aumento de 8% em relação a 2012.

“De uma forma geral, como no ano passado, o mercado está mudando os mecanismos que mantêm o crescimento na casa de um dígito. Ao mesmo tempo, estamos à beira de uma série de pontos de ruptura que facilitarão um interesse sem precedentes e a adoção dos analíticos”, afirma João Tapadinhas, diretor de pesquisas do Gartner.

Houve muitos fatores que contribuíram para a diminuição do mercado, em 2013. Primeiramente, o efeito da macroeconomia desafiadora. Nenhuma região no mundo cresceu mais que 12%, isso rompe a suposição estratégica que muitos dos grandes fornecedores tiveram durante anos – os mercados emergentes estão crescendo mais rápido. Em segundo lugar, continua a confusão em torno de qual é a melhor forma de impulsionar analíticos em Big Data. Muito desse investimento foi feito fora do BI tradicional, em silos, infraestrutura e serviços experimentais. O terceiro ponto é que o aumento dos orçamentos de TI é quase nulo e as ferramentas tradicionais de BI já chegaram a um ponto de reversão e crescimento mais lento. Por isso, alguns líderes de mercado com ênfase nesses componentes apresentaram um crescimento de submercado.

No destaque está a SAP, mais uma vez, que teve um faturamento mais alto, comparado a outros fornecedores, registrando US$ 3,1 bilhões e 21,3% do mercado, acima 5,3%, em relação a 2012. A Microsoft teve o maior crescimento dos cinco principais fornecedores, em 2013, com um aumento no faturamento de 15,9%, comparado a 2012, chegando a US$ 1,4 bilhão.

“Com as mudanças no mercado, presenciamos uma série de pontos de ruptura, em 2014, que irão acelerar a adoção, mas isto deve vir de um local diferente. Metade dos gastos com BI e analíticos será impulsionada pelas áreas de negócios, metade dos gastos com novas licenças virão das exigências de data discovery e metade das organizações irá considerar a implantação de BI na Nuvem, ao menos taticamente”, diz Tapadinhas.

“Neste momento, há uma tendência de proliferação das fontes de informação, aplicações e compra. Os fornecedores, principalmente, fora do top cinco, que se alinharam a esta situação, conseguiram interesse e crescimento maiores da participação de mercado para novas compras. Para enfrentar esta situação, os grandes fornecedores devem se aprimorar, tornando-se mais ágeis com data discovery e Nuvem, em 2014 e 2015. Os analíticos estão deixando de ser apenas uma ferramenta peculiar para se tornarem mais onipresentes, incorporado em diversas outras aplicações e infraestruturas. Todas essas tendências, paradoxalmente ao crescimento de um dígito, consolidam os analíticos como uma prioridade e farão com que se estendam a uma base maior, chegando ao nível de analíticos pessoais”, afirma o executivo

Quanto ao segmento, as exigências de data discovery impulsionaram o crescimento das plataformas de BI, mostrando uma mudança lenta, porém, estável na ênfase – de relatórios para ferramentas centradas em análises. Os analíticos avançados também estão em rápido crescimento, demonstrando o foco crescente das organizações nos analíticos preditivos e prescritivos.

Conferência Gartner BI e Gestão da Informação

Esse mercado será analisado com detalhes durante a Conferência Gartner Business Intelligence e Gestão da Informação, nos dias 13 e 14 de maio (Terça e Quarta-feira), no Sheraton São Paulo WTC Hotel.

Mais informações: www.gartnerevent.com/la/bi.

 

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