
O mercado de tecnologia de gerenciamento de tráfego vai gerar US$ 4,4 bilhões em receita em 2023, apontam dados da Juniper Research. A consultoria aponta que o segmento vai chegar a US$ 2 bilhões já em 2019. A tecnologia, explica a consultoria, é baseada em sensores combinados com machine learning para alterar as fases de semáforos de acordo com o nível do tráfego, aliviando o fluxo de veículos.
A pesquisa também aponta outro dado importante: a tecnologia de gerenciamento de tráfego vai reduzir a emissão de carbono, já que o equivalente a 1,25 trilhão de quilômetros de tráfego serão diminuídos ao longo dos próximos quatro anos.
O estudo identificou que a América do Norte, a China e o Oriente Médio serão os locais com maior investimento na tecnologia, impulsionado pela forte prevalência de implantação de tecnologia sobre soluções orientadas por políticas para reduzir o congestionamento de tráfego.
Por outro lado, a liderança quando se fala em cidades fica por conta de Barcelona, na Espanha, por conta de seu investimento em soluções para cidades inteligentes, infraestrutura para carregamento de veículos elétricos e políticas públicas. Já São Francisco, nos Estados Unidos, vem em seguida, impulsionada pela forte cultura de inovação, mas falta de regulamentação. O top 5 é concluído por Singapura, Londres e Portland, também nos EUA.