
A receita mundial para os segmentos de mercado de rede local sem fio (WLAN) para consumidores e empresas aumentou 17,9% ano a ano no quarto trimestre de 2020 (4T20) e cresceu 10,3% no ano, de acordo com resultados publicados no International Data Corporation (IDC) Worldwide Quarterly WLAN Tracker. O segmento corporativo aumentou a receita em impressionantes 10,3% ano a ano no 4T20, atingindo US$ 1,86 bilhão e 1,9% no ano de 2020, atingindo US$ 6,35 bilhões.
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Um dos principais motivadores para o mercado de WLAN empresarial é o rápido surgimento do padrão Wi-Fi 6, também conhecido como 802.11ax. Em todo o segmento corporativo, os pontos de acesso dependentes (APs) habilitados para Wi-Fi 6 representaram 43,7% das receitas, ante 39,9% das receitas no terceiro trimestre de 2020, indicando uma forte adoção contínua do mais novo padrão WLAN.
As unidades de Wi-Fi 6 responderam por 32,2% das remessas de AP dependentes, acima dos 26,7% no trimestre anterior. O padrão Wi-Fi 5, 802.11ac, ainda representa a maioria das remessas de AP dependentes (62,7%) e receitas (55,2%). As remessas gerais de unidades no mercado WLAN empresarial cresceram 14,0% no 4T20 em comparação com o ano anterior.
Enquanto isso, o mercado consumidor de WLAN continuou a mostrar força no último trimestre de 2020. As receitas aumentaram 23,8% ano a ano no 4T20 e aumentaram 16,4% no ano inteiro. No mercado consumidor, 60,5% das remessas e 68,7% da receita foram para produtos 802.11ac, indicando a adoção mais lenta do Wi-Fi 6 no mercado consumidor em comparação ao mercado corporativo. Os equipamentos de WLAN que suportam o padrão 802.11n mais antigo ainda representavam 32,9% das remessas de unidades e 15,1% das receitas.
“O mercado de WLAN empresarial mostrou força no quarto trimestre de 2020 e levou os resultados do ano de 2020 a um crescimento de pouco menos de 2,0%”, disse Brandon Butler, analista de pesquisa sênior, Infraestrutura de Rede, IDC. “Dados os desafios enfrentados pelas organizações devido à pandemia global de COVID-19, o crescimento do mercado de WLAN no ano inteiro exemplifica como as empresas continuam a priorizar a tecnologia sem fio como método de conectividade.”
De uma perspectiva geográfica, o mercado de WLAN viu resultados mistos em todo o mundo. Na América do Norte, o mercado de WLAN empresarial dos Estados Unidos cresceu 10,6% ano a ano no 4T20, enquanto o do Canadá cresceu 10,2%. No acumulado do ano, o mercado de WLAN empresarial dos EUA cresceu 4,9%. Na Europa, o mercado de WLAN empresarial da Europa Central e Oriental aumentou 9,9% no trimestre e cresceu 1,5% no ano inteiro, com a Rússia crescendo 17,0% no 4T20. Na Europa Ocidental, o mercado de WLAN empresarial caiu 3,8% no trimestre e caiu 8,7% no ano inteiro, com o Reino Unido caindo 10,2% ano a ano no 4T20 e a França caindo 4,5% no trimestre. A região do Oriente Médio e África cresceu 14,1% no trimestre e cresceu 7,0% no ano inteiro, com a Turquia crescendo robustos 27,2% no 4T20.
O segmento da América Latina cresceu 1,0% no trimestre e encerrou o ano com queda de 8,1% em 2020 em relação a 2019.
A região da Ásia / Pacífico, excluindo Japão e China, teve uma ligeira queda no trimestre, diminuindo 2,1% e 7,6% no ano inteiro. A China terminou o ano forte, com crescimento de 15,9% no quarto trimestre para encerrar com crescimento de 3,1% no ano inteiro. O mercado do Japão cresceu notáveis 109,6% no quarto trimestre. O segmento da América Latina cresceu 1,0% no trimestre e encerrou o ano com queda de 8,1% em 2020 em relação a 2019.
“O mercado consumidor de WLAN continua a crescer rapidamente devido às demandas de trabalho remoto e escolaridade em muitas partes do mundo”, observou Petr Jirovsky, diretor de pesquisa da Worldwide Networking Trackers. “Enquanto isso, o segmento empresarial mostrou alguma resiliência em 2020, apesar das condições macroeconômicas desfavoráveis causadas pela pandemia, com certas regiões se recuperando ao final de 2020 mais fortes do que outras.”
Atualizações principais do fornecedor WLAN empresarial:
As receitas de WLAN empresarial da Cisco aumentaram 2,4% ano a ano no 4T20, mas a empresa encerrou 2020 com uma queda de 2,5% nas receitas do ano inteiro. A Cisco continua líder em market share, encerrando o ano com 42,7% de participação.
A receita da HPE-Aruba aumentou 6,1% ano a ano no 4T20 e caiu 1,0% no ano inteiro. A participação de mercado da empresa permaneceu em 13,5% no fechamento de 2020.
As receitas de WLAN corporativa da Ubiquiti aumentaram 37,5% ano a ano no 4T20 e aumentaram 22,3% no ano inteiro, dando à empresa 8,4% de participação de mercado.
A Huawei teve um quarto trimestre forte, com receita crescendo 27,2% ano a ano. No acumulado do ano, as receitas cresceram 14,0%, conferindo à empresa 6,2% de participação ao final do ano.
As receitas da CommScope (anteriormente ARRIS / Ruckus) ficaram estáveis no 4T20 em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, dando à empresa 4,8% de participação de mercado.
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