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Mercado de redes locais sem fio mostra declínio moderado no primeiro trimestre

As instalações de redes locais sem fio (WLANs) no mercado corporativo e junto aos consumidor final cresceram 2,3% ano a ano no primeiro trimestre de 2020 (1T20), de acordo com resultados publicados na International Data Corporation (IDC) Rastreador mundial de WLAN trimestral. Mas, o segmento corporativo caiu 2,2% no período, chegando a uma receita global de US$ 1,3 bilhão.

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Os dados do primeiro trimestre de 2020 já sofrem o impacto da pandemia global COVID-19. O novo coronavírus começou a se espalhar na China no início do trimestre e depois se expandiu para a Europa e América do Norte no final do período. O bloqueio subsequente das economias representou uma barreira para o mercado corporativo de WLAN, segundo a consultoria.

Um driver para o mercado WLAN corporativo é o novo padrão Wi-Fi 6, também conhecido como 802.11ax. No mercado corporativo, os pontos de acesso que suportam o novo padrão representavam 11,8% das remessas unitárias e 21,8% das receitas. Já o padrão da geração anterior, 802.11ac, ainda representava a maioria dos embarques (80,9%) e receita (76,2%).

Enquanto isso, o mercado de WLAN para consumidores cresceu 5,5% ano a ano no primeiro trimestre. Neste setor, 62,5% dos embarques e 79,4% da receita foram para produtos 802.11ac. Os APs que suportam o padrão 802.11n mais antigo ainda representavam 36,9% das remessas unitárias e 17,6% das receitas, o que não é surpreendente, dada a sensibilidade ao preço observada em muitos mercados emergentes.

“A conectividade sem fio continua sendo uma tecnologia importante para organizações em todo o mundo, pois mais usuários e dispositivos do que nunca dependem de dispositivos móveis para se conectar a aplicativos que consomem muita largura de banda”, disse Brandon Butler, analista sênior de infraestrutura de rede da IDC. “O mercado de WLAN não está imune aos impactos da pandemia da Covid-19 que vem varrendo o mundo nos últimos meses. Os resultados do primeiro trimestre de 2020 do mercado mostram o efeito inicial da pandemia e subsequente bloqueio da economia, que continua a impactar o mercado no segundo trimestre de 2020. ”

Do ponto de vista geográfico, o mercado de WLAN registrou um forte crescimento no Oriente Médio e África, que aumentou 8,4% ano a ano no 1T20. Os Emirados Árabes Unidos cresceram 12,0% e o mercado da Turquia cresceu 15,7%. Os mercados norte-americanos também tiveram um bom desempenho no trimestre, com 6,9% no período, enquanto o mercado canadense de WLAN corporativo cresceu 10,6%.

O mercado da República Popular da China caiu 23,0%. A região mais ampla da Ásia/Pacífico, excluindo o Japão e a China, caiu 10,6%, com a Índia caindo 13,6% e a Austrália 15,6%. O mercado do Japão caiu 2,8%.

Os mercados europeus apresentaram resultados variados, com a Europa Central e Oriental crescendo 1,8% ano a ano, impulsionada pelo mercado corporativo de WLAN da Rússia crescendo 6,0% e Polônia 6,6%. A Europa Ocidental caiu 6,2%, com quedas no Reino Unido (-3,9%), Alemanha (-7,7%) e França (-9,8%).

“O mercado corporativo de WLAN obteve resultados variados em várias regiões, com base principalmente na disseminação da pandemia do Covid-19”, observou Petr Jirovsky, diretor de pesquisa da Worldwide Networking Trackers. “A pandemia atingiu inicialmente os países asiáticos, o que resultou em muitas economias regionais diminuindo o investimento em tecnologia WLAN. Como a pandemia se espalhou pelo mundo, a IDC espera que os impactos no mercado corporativo de WLAN continuem até o segundo trimestre de 2020. ”

Principais atualizações do fornecedor de WLAN corporativo:

As receitas de WLAN corporativa da Cisco diminuíram 6,7% ano a ano no 1T20, para US$ 611 milhões. A Cisco continua na liderança em participação de mercado, terminando o trimestre com 45,7% de participação, ante 44,6% no ano de 2019.

As receitas da HPE-Aruba cresceram 14,2% ano a ano no 1T20. A participação de mercado da empresa aumentou de 13,8% no ano de 2019 para 14,4% no 1T20.

A Ubiquiti viu suas receitas WLAN corporativas aumentarem 24,8% ano a ano. A participação de mercado da empresa foi de 9,5% no 1T20, ante 7,0% no ano de 2019.

As receitas da CommScope (anteriormente ARRIS / Ruckus) caíram 4,7% no 1T20 em relação ao ano anterior. A empresa detinha 5,2% de participação de mercado no 1T20.

As receitas da Huawei caíram 15,0% ano a ano no 1T20; sua participação de mercado era de 3,8% ao final do trimestre.

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