
A implantação de serviços de banda larga móvel na América Latina e no Caribe abre oportunidades para que diferentes segmentos da economia aumentem o seu crescimento. A aplicação da 5G associada a diferentes tecnologias complementares como o big data ou a Internet das Coisas (IoT) são potenciadores da produtividade econômica, conforme descrito no estudo “Usos da 5G em mercados verticais na América Latina e no Caribe” publicado hoje pela 5G Americas.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
– Redes 5G já dão retorno financeiro, afirma a Huawei
– Países da OCDE intensificam instalação de fibra e FWA
O estudo analisa a aplicação dos serviços de banda larga móvel em setores como indústria, mineração, agronegócio, varejo, saúde, governo eletrônico e educação, bem como o potencial que a 5G representa para que essas verticais possam melhorar suas condições produtivas. Da mesma forma, são levadas em consideração as estratégias digitais implementadas em cada um dos países e as aplicações das redes privadas nos diferentes setores.
“A América Latina está trabalhando na inclusão digital de suas sociedades e no aumento da digitalização nos processos produtivos e nos setores governamentais com o objetivo de que os serviços 5G apresentem uma oportunidade para a região avançar de forma mais rápida e eficiente”, explicou José Otero, vice-presidente da 5G Americas para a América Latina e Caribe.
O estudo realiza, ainda, uma análise sobre a utilização de redes móveis 5G para a oferta FWA (acesso fixo sem fios). Destaca que melhorias na velocidade de transmissão e na capacidade de dados permitem otimizar a oferta em ambientes rurais e distantes dos grandes centros urbanos. A tecnologia surge como uma alternativa confiável nas áreas onde os serviços de fibra não têm cobertura ou onde sua implantação não é economicamente viável.
O White Paper “Usos da 5G em mercados verticais na América Latina e no Caribe” pode ser baixado aqui.
Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e X (Twitter).