Soluções

Microsoft lança, junto com parceiros, plataforma de IA para ajudar na prevenção de desmatamento da Amazônia

Foto de mali maeder no Pexels

A Microsoft, o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) e o Fundo Vale lançaram hoje (4/8) a ferramenta PrevisIA, que antecipa informações de regiões com maior risco de desmatamento e incêndios na Amazônia por meio de inteligência artificial (IA). A solução, que tem como objetivo ajudar a proteger a floresta amazônica durante a estação de seca, que teve início em junho de 2021, pode ser acessada no link: previsia.org.

CONTEÚDO RELACIONADO – Chegada do 5G trará diversos ganhos ao meio ambiente, diz Feninfra

A PrevisIA analisará dados diversos, como topografia, cobertura do solo, infraestrutura urbana, estradas oficiais e não oficiais e dados socioeconômicos para identificar possíveis tendências de conversão da floresta pelo desmatamento. 

Para isso, ela vai utilizar os recursos de nuvem da Azure e o algoritmo de IA desenvolvido pelo Imazon para detectar estradas em imagens de satélites, que foi aperfeiçoado para um modelo de risco de desmatamento. Dessa forma, a plataforma é capaz de para identificar os diferentes tipos de territórios ameaçados pelo desmatamento na Amazônia, incluindo Terras Indígenas e Unidades de Conservação. 

Além disso, essas informações serão divulgadas publicamente em um painel de controle da iniciativa e poderão ser usadas por órgãos públicos para o planejamento e execução de ações preventivas, de combate e controle do desmatamento. Para assegurar que os públicos que podem ser mais beneficiados com essa solução tenham conhecimento sobre a disponibilidade da PrevisIA, o Imazon fará um trabalho de engajamento com diferentes audiências para incentivar o uso da plataforma.    

O sistema ainda tem potencial de ser usado para avaliar áreas de restauração florestal e vulnerabilidade ao fogo. Assim, a solução vai ajudar a Vale a produzir dados mais concretos para arranjos de REDD (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação). 

Anunciado em outubro de 2020, o investimento da Microsoft no projeto faz parte do “Microsoft Mais Brasil”, um plano abrangente que tem como objetivo apoiar a retomada econômica do país por meio de um conjunto de ações e investimentos. O programa é dividido nas frentes “educação, capacitação profissional e empregabilidade”, “habilitação da economia digital por meio da tecnologia” e “crescimento sustentável e impacto social”, frente da qual PrevisIA faz parte.   

 

Participe das comunidades IPNews no Facebook, LinkedIn e Twitter. 

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *