Compras pela internet uando smartphones e tablets representaram 7% do total de e-commerce.
O consumidor brasileiro está mostrando uma mudança de comportamento em suas compras online, revelou a 30ª edição Webshoppers, relatório de informações sobre o comércio eletrônico feito pelo E-bit, com o apoio da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net). De acordo com a pesquisa, o brasileiro está usando mais dispositivos eletrônicos para realizar suas compras pela internet.
Em um ano, o crescimento nessa modalidade de compra cresceu 84%, com participação de 7% no bolo total do e-commerce só no primeiro semestre de 2014. Até dezembro deste ano, o m-commerce deve atingir 10% de participação. Mulheres compram mais pelos dispositivos móveis do que os homens – 57% contra 43%, respectivamente.
Segundo Pedro Guasti, diretor-executivo do E-bit, esse aumento se deve, principalmente, a dois fatores: o aumento de lojas virtuais com versões para tablets e smartphones (os chamados sites responsivos) e o aumento do ominichannel, em que o consumidor vê algo na loja física e compra pela internet para aproveitar os preços mais em conta oferecidos pelos sites.
A pesquisa também mostra um aumento no número de consumidores online. Até o final de 2013 havia 51,3 milhões de e-consumidores. Estima-se que até o final de 2014, esse número cresça para 63 milhões – ou seja, 11,6 milhões de novos consumidores virtuais. Esses números se refletem no faturamento do setor. Só no primeiro semestre deste ano, o comércio eletrônico faturou R$ 16,06 bilhões, um crescimento nominal de 26% sobre ano anterior. O setor deve fechar o ano com faturamento de R$ 35 bilhões.