Conhecimento

Motivação sem fim

O trabalhador ficará imune às crises de motivação se reconhecer que o seu desejo de crescimento será sempre ouvido pela empresa. E a TI pode ajudar na estratégia.

Em ambientes corporativos, a falta de motivação de um empregado é um dos temas mais dasafiadores. Sem ela, o trabalhador pode assumir uma postura negativa e afetar os resultados de toda empresa. No entanto, essa ausência de dinamismo e interesse pode ter uma origem clara: o funcionário, por alguma razão, acredita que a empresa não lhe oferece oportunidades de desenvolvimento profissional ou um caminho para o seu crescimento.

Por que essa situação ocorre? Em linhas gerais, isso pode acontecer porque a organização não tem uma infraestrutura de Recursos Humanos que facilite a identificação, análise e relatórios de evolução da carreira, por exemplo. Com isso, o trabalhador passa a ignorar os projetos dedicados a ele e, ao mesmo tempo, os gestores não contam com uma estratégia eficiente para compartilhar as alternativas de crescimento às equipes.

Todos perdem. O funcionário deixa a empresa diante da aparente falta de oportunidades e a companhia perde um talento que poderia ter se desenvolvido de forma positiva. Com o uso da tecnologia da informação, esses “desastres” corporativos podem ser evitados. Prova disso são as novas soluções de desenvolvimento empresarial, que permitem a elaboração de um plano de carreira eficaz. Não se resume a um conceito abstrato de RH, mas compreende uma ferramenta de orientação para o desenvolvimento dos profissionais da empresa.

Essas soluções atuam por intermédio de uma interface simples e intuitiva, com as quais o trabalhador pode criar um perfil virtual para armazenar informações atualizadas sobre suas habilidades, competências e realizações. Simultaneamente, os gestores contam com uma visão completa das forças e potencialidades que caracterizam as suas equipes, o que facilitará a concepção de uma estratégia de recursos humanos capaz de atender às reais necessidades da organização.

Os principais benefícios dessas soluções para os funcionários são: ter um espaço único para armanezar os dados e dar continuidade ao seu crescimento profissional, identificando realizações e aspirações; ser uma ferramenta de gerenciamento de perfil para identificar oportunidades de emprego para o seu nível atual e também localizar os cargos de seu maior interesse; definir etapas da carreira, estabelecendo metas e necessidades concretas de formação.

Já, para os gestores, a plataforma de perfis eletrônicos  é capaz de estruturar dados de cada funcionário a partir de critérios essenciais de recursos humanos (experiência profissional, currículo acadêmico, idiomas, habilidades específicas, etc.); além de promover a atualização dos dados de arquivo somente mediante a autorização de um gestor. Também é importante mencionar que, ao compreender as características e aspirações de seus funcionários, os gestores poderão solicitar treinamentos sob medida para cada caso.

Além de habilidades específicas, a tecnologia serve de incentivo contra a falta de motivação, melhorando os resultados dos quadros operacionais e gerenciais. Com um sistema transparente e de qualidade, os funcionários sempre estarão motivados, pois conhecerão as oportunidades oferecidas pela empresa e, principalmente, as tarefas que deverão realizar para aproveitá-las.

Para a empresa, os perfis facilitam o desenvolvimento de um inventário de talentos, experiências e potencialidades, que logo se traduz em melhores ideias para definir funções, caminhos de crescimento e prioridades de desenvolvimento profissional. Com o uso da solução correta, a motivação no trabalho passa a ser uma constante entre as equipes.

*Por Mário Tiellet, diretor sênior de Aplicativos da Oracle do Brasil

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *