Durante o evento MWC, que aconteceu recentemente em Barcelona, a Transatel anunciou sua entrada na região da América Latina, tornando o Brasil sua base regional de operação e infraestrutura
A NTT DATA vai trazer ao Brasil a sua subsidiária Transatel, uma MVNO focada em ofertas de conectividade para Internet das Coisas (IoT) e IoV (Internet de Veículos). A previsão é de que a empresa estabeleça uma base no Brasil em 2025, servindo de apoio para o crescimento também em outros países da América Latina.
CONTEÚDO RELACIONADO: Operadora virtual quer crescer com oferta dedicada à IoT
Com um crescimento de quase dois dígitos em ligações IoT de celulares, a região da América Latina registra uma adoção crescente de soluções de Internet das Coisas em setores como agricultura, manufatura, transporte, saúde e cidades inteligentes. Cada vez mais, as empresas estão aproveitando as tecnologias IoT para melhorar a eficiência operacional, aprimorar os processos de tomada de decisão, reduzir custos e oferecer novos serviços aos clientes, o que abre espaço para a Transatel.
A MVNO já está oferecendo conectividade de dados 2G a 5G e LTE-M por meio dos seus próprios acordos de acesso com operadores de redes móveis nacionais em toda a região. Mas para entrar adequadamente no continente, a empresa decidiu registrar-se como MVNO completo no Brasil, em parceria com a operadora móvel TIM, e instalar nada menos que dois pontos de presença regionais (POP) em São Paulo e no Rio de Janeiro.
O Brasil é a economia de crescimento mais rápido da América Latina. É também um dos mercados mais regulamentados do ponto de vista das telecomunicações, tornando às vezes complexo para players internacionais implantarem seus ativos críticos de IoT. Entre os provedores globais de serviços de conectividade celular, a Transatel se destaca por alcançar a plena conformidade com as regulamentações locais e normas legais, mantendo um forte compromisso com o nível de serviço necessário para conectar ativos IoT de alto valor, como veículos.
O amplo portfólio de clientes da Transatel abrange diversos setores e conta com OEMs e integradores internacionais líderes como Airbus, Jaguar Land Rover, Stellantis e Worldline.
Além de sua própria expansão, a Transatel vê sinergias crescentes de tecnologia e negócios dentro do grupo NTT. Alguns grandes contratos na indústria automotiva foram recentemente garantidos graças à forte colaboração entre a Transatel, NTT DATA e NTT Communications (Docomo Business).
Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e X (Twitter).