Estudo da IDC, patrocinado pela DocuSign, antecipa principais tendências de TI para os próximos cinco anos; 35% dos CIOs adotam inteligência artificial generativa como vantagem competitiva em 2024.
A inteligência artificial se torna cada vez mais importante e prioritária para os CIOs da América Latina, reforçando maior necessidade de eficiência em governança de dados, segurança e processos. Este é um dos principais insights de um novo levantamento da IDC, patrocinado pela DocuSign. O estudo “Tendências TIC 2024: rumo a uma estratégia de TI consolidada para resiliência” investiga as tendências de tecnologia que impulsionam os negócios, segundo CIOs das 5.000 maiores empresas da região.
CONTEÚDO RELACIONADO – 75% das empresas devem incorporar IA nos próximos 5 anos
Ao destacar as tendências sinalizadas pelos CIOs, o estudo também aponta como as empresas latino-americanas devem se preparar para criar modelos de negócios mais resilientes e competitivos, com foco em cinco áreas: IA generativa, segurança e conformidade, competitividade e negócios digitais, automação e ESG. “Estamos enfrentando mudanças constantes no ambiente digital, o que reforça a necessidade de consolidação e modernização da infraestrutura de tecnologia para apoiar as estratégias comerciais das empresas na região”, comenta Norbert Otten, Diretor de Soluções da DocuSign LATAM.
A visão dos CIOs da região aponta para a mesma direção: o gerenciamento estratégico de dados e promoção de uma cultura Data-First em toda a organização. O avanço do desenvolvimento da GenAI vem colaborando com esta perspectiva e, para 35% dos CIOs da região, sua adoção estabelece uma vantagem inicial sobre seus concorrentes. No entanto, há desafios relativos a uma base sólida de talentos, experiência, gestão de dados e compliance.
Aliadas a isso, as alterações na legislação e segurança exigirão uma governança mais eficiente. Mudanças em normas de segurança (42%) e conformidade (38%) têm um grande impacto nos planos de investimento, segundo os especialistas. Essas mudanças precisam ser endereçadas para habilitar as iniciativas comerciais que impulsionam os negócios, com foco em produtividade (38%), automatização de processos (34%), experiência do cliente (30%) e criação e melhoria de produtos ou serviços (26%).
Para a DocuSign, o reforço da agilidade de processos com eficiência e segurança será visto no desenvolvimento de ecossistemas integrados em que as soluções inteligentes de gestão de contratos se conectam com facilidade a todo o conjunto de soluções empresariais. Essas tendências não apenas refletem nossa maturidade tecnológica, como também oferecem oportunidades únicas para impulsionar o crescimento econômico e a inovação em toda a América Latina.
Cinco macrotendências tecnológicas que moldarão as estratégias de negócios em 2024
Tecnologias que inovam, otimizam e automatizam processos serão o foco dos líderes de TI em organizações na América Latina.
1. “IA Everywhere” – A onipresença da Inteligência Artificial, com destaque para a IA generativa, liderando o caminho para inovação e eficiência.
2. Mudanças em cibersegurança e na resiliência diante das ameaças multiplicadas, impulsionando a necessidade de abordagens mais proativas e adaptáveis.
3. Negócios digitais – Um cenário de maior competitividade e resultados, onde as empresas são impulsionadas a se destacarem em um ambiente digitalmente transformado.
4. Automação – Maximização da eficiência operacional e descoberta de novas oportunidades por meio da automação de processos e tarefas.
5. ESG* – A integração de critérios ambientais, sociais e de governança na medição e implementação de práticas sustentáveis, refletindo uma crescente preocupação com o impacto social e ambiental das empresas.
Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e X (Twitter).