Cloud Computing

Na Copa de 2014, Brasil chegará aos 90 milhões de acessos à internet, diz IBM

O gerente de novas tecnologias da empresa, Cezar Taurion, explica como a cloud computing influenciará na demanda dos acessos nos eventos esportivos de 2014.

Os temas mais polêmicos atualmente giram em torno da computação em nuvem e da migração rápida dos ambientes para o IPv6, visto que os domínios registrados na quarta versão do protocolo de internet possuem data de expiração próxima.
 
Na série “Vozes do Mercado” desta semana, o Portal IPNews entrevista Cezar Taurion, gerente de novas tecnologias da IBM, que explica como estas tecnologias poderão influir nos próximos quatro anos, até o início dos eventos esportivos com sede no Brasil.
 
IPv6

Qual a posição da IBM quanto a migração imediata para o ambiente IPv6? A companhia já realizou a mudança?
 
Em relação ao IPv6,o que nós vemos é q o mercado em si está muito lento na adoção da nova versão do protocolo. Acredito que 1% do tráfego da internet, atualmente já é IPv6. Obviamente a tendência é expandir a migração nos próximos anos, a medida que a “internet das coisas” se torne evidente e significante, pois, assim, o IPv4 se esgotará. Provavelmente daqui a 4 anos uma parcela significativa do tráfego vai estar em IPv6. Todas as tecnologias IBM que interagem com internet já estão habilitadas pra trabalhar com IPv6.
 
Eventos Esportivos

Qual será o cenário da integração das telecomunicações com as novas tecnologias nos próximos 5 anos?
 
Em todo o mundo as redes de Telecom, principalmente a banda larga, vão crescer a cada ano. Na copa de 2014, por exemplo, o Brasil deve atingir os 90 milhões de acessos à internet. A primeira demanda vai ser em cima dos fabricantes de celulares, principalmente de smartphones. Hoje em dia o ciclo de troca de celulares já está acelerado. Posteriormente, virá a demanda em cima das operadoras. Acredito que os usuários demandarão mais tráfego de dados e voz e que as radiobases serão triplicadas nos próximos anos.
 
E quais as metas e soluções que deverão ser consideradas para a Copa de 2014?
 
Temos que entender que a demanda pelo tráfego aumentará. Neste caso, é necessário ter retaguarda para agüentar isso, ou seja, evoluir os modelos computacionais e as implantações em Cloud Computing. As plataformas terão de suportar essas infraestruturas.
 
Cloud Computing

E a respeito da computação em nuvem nas empresas? A IBM já utiliza a tecnologia?
 
Hoje temos tecnologias que permitem criação de nuvens para o dia a dia, aumentar a capacidade para o seu momento e a IBM está preparada para a construção de clouds privadas e públicas. De maneira geral, as grandes corporações dão seu grande passo quando se rendem à nuvem privada. Primeiro porque elas já têm investimentos altos em ativos e querem melhor aproveitá-los. Além disso, a disponibilidade de segurança é muito boa. Sendo assim, pouco a pouco vão adentrando a nuvem pública com poucas aplicações.
 
Convergência

Qual a tendência da convergência de serviços no mercado?
 
Há alguns anos, havia empresas de telefonia fixa, celular, TV, internet, cada um no seu business e, hoje em dia, todas se tornaram em uma coisa só. Nós somos empresas de prestação de serviços, neste caso, a convergência é inevitável.
 
Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *