Fabricante chinesa vende 41 milhões de aparelhos e cresce 20% no 2T17, índice bem acima da dona do iPhone.
A Huawei prossegue a passos largos em sua caminhada no mercado mundial de smartphones. A companhia chinesa tem conseguido fazer frente a demanda tanto por produtos premium quanto nos de médio, graças a versatilidade de seu catálogo principal e sua segunda marca, a Honor. A empresa é a terceira maior fabricante de smartphones e está bem perto de ultrapassar a Apple, segundo a última pesquisa da Counter Point Research.
A consultoria aponta que, no segundo trimestre de 2017, a Apple vendeu 41 milhões de smartphones, 800 mil a mais que o mesmo período do ano anterior. Já os números da Huawei mostram 38,5 milhões de dispositivos vendidos, 6,5 milhões a mais do que no segundo trimestre de 2017.
Vendas globais de smartphone tiveram queda de 1,3% no 2º semestre
A companhia chinesa cresceu 20% no período, superando os índices da Samsung, líder absoluta, e a Apple. Por outro lado, as demais líderes do mercado, Oppo, Vivo e Xiaomi cresceram 33%, 45% e 60%, respectivamente.
A Samsung permanece como intocável no setor. A empresa da Coreia do Sul vendeu 80,4 milhões de aparelhos em todo o mundo, um número 4% a mais que o segundo trimestre de 2016, quando fechou o período com 77,1 milhões de smartphones.
IDC comprova crescimento da Huawei
A pesquisa sobre o mercado mundial da IDC, divulgada semana passada, mostra que a Huawei vem ganhando maior participação de mercado e está bem próxima da Apple, apesar dos números serem diferentes da Counter Point. Veja a tabela:
Mercado mundial de smartphones no segundo trimestre de 2017 (vendas em milhões de unidades) | |||||
Fabricante | Vendas 2T17 | Market Share 2T17 | Vendas 2T16 | Market Share 2T16 | Ano a ano |
1. Samsung | 79.8 | 23.3% | 78.6 | 22.7% | 1.4% |
2. Apple | 41.0 | 12.0% | 40.4 | 11.7% | 1.5% |
3. Huawei | 38.5 | 11.3% | 32.2 | 9.3% | 19.6% |
4. Oppo | 27.8 | 8.1% | 22.7 | 6.6% | 22.4% |
5. Xiaomi | 21.2 | 6.2% | 13.3 | 3.9% | 58.9% |
Outras | 133.4 | 39.0% | 158.8 | 45.9% | -16.0% |
Total | 341.6 | 100.0% | 346.1 | 100.0% | -1.3 |