A UP2Tech colocou em teste, em parceria com a FinPec, uma solução que faz o rastreamento de rebanhos utilizando dispositivo IoT (internet das coisas) e rede móvel 4G. O iBoi, produto patenteado pela UP2Tech, está em fase de testes em fazendas em Monte Alegre (MG) e Altinópolis (SP).
CONTEÚDO RELACIONADO – Com Huawei, Up2Tech pretende chegar a um faturamento de R$350 milhões em 2024
Segundo a empresa, comandada por Rodrigo Abreu (Kalu), o produto é capaz de rastrear a movimentação do gado e enviar dados de geolocalização, através do sistema online de nuvem.
O monitoramento é realizado através de brincos de identificação. Os animais são catalogados com números gravados no acessório, que acompanha um pequeno tag eletrônico com RFID. Isso facilita a marcação do animal ao entrar e sair de uma fazenda.
“Será possível saber se o animal passou por área desmatada, de garimpo, com febre aftosa, vaca louca. Usamos um algoritmo de inteligência artificial que consegue notar se o brinco foi retirado”, explica Kalu.
Além da versão básica, existe uma alternativa mais elaborada da tecnologia que é capaz também de medir a temperatura do animal e do ambiente e de contar os passos, possibilitando uma leitura do comportamento do bovino. Tudo isso utilizando de sistemas APIs e Dashboards, enviados diretamente para os clientes finais.
O iBoi utiliza um dispositivo desenvolvido especialmente para o monitoramento de gado via rede celular 4G, e futuramente via rede 5G através de tecnologia Narrowband IoT.
Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e X (Twitter).