A NEC lançou o software Open RAN nativo de nuvem, que dá suporte à sua plataforma Massive MIMO (mMIMO) (*1) com beamforming digital. A solução estará disponível globalmente a partir do início de 2022.
CONTEÚDO RELACIONADO – IoT no 5G, a aposta da NEC para voltar ao setor de telefonia móvel no Brasil
As redes 5G estão cada vez mais adotando a nuvem. A introdução de tecnologias de virtualização em várias camadas da rede, do núcleo à RAN, permite o provisionamento de serviços mais rápido e a redução de custos de equipamento, ao mesmo tempo em que encurta os prazos de aquisição. A arquitetura e a operação nativas da nuvem permitem a orquestração e a automação da rede em escala, obtendo, assim, melhor qualidade e confiabilidade do serviço.
O software nativo da nuvem da NEC oferece desempenho com nível de operadoras, escalabilidade de ambientes de nuvem e economia. Para atender aos requisitos de alta velocidade e capacidade do 5G, a solução fornece controle avançado de beamforming totalmente digital sobre as 16 camadas de downlink em sistemas onde o mMIMO é utilizado. Esta implementação oferece transmissão de grande capacidade, bem como controle eficiente e autônomo, dependendo dos requisitos do serviço e das condições de tráfego.
A solução é totalmente compatível com as especificações O-RAN e aproveita o amplo ecossistema de parceiros. Este software de Open RAN, nativo de nuvem, é totalmente conteinerizado e provê flexibilidade para diversos cenários de implantação (local, nuvem privada, nuvem pública), geografias (urbana, periurbana, rural) e casos de uso (consumidor, empresa, governo).
Além desses produtos, a NEC também oferece uma nova solução de RAN Domain Orchestration de sua subsidiária Netcracker. A oferta combina as soluções de orquestração, OSS e funções analytics líderes da Netcracker, com a experiência da NEC em operação e gerenciamento de rede integrados para automatizar totalmente todos os aspectos do domínio RAN. A solução é baseada no OSS (sistema de suporte operacional) digital nativo da nuvem da Netcracker. Ele é executado em qualquer plataforma de nuvem Kubernetes (*2) e é compatível com APIs abertas e padronizadas, permitindo a colaboração com uma variedade de produtos de diferentes fornecedores de Open RAN.
“Continuamos com nossa tradição de inovação líder de mercado. A NEC foi o primeiro fornecedor do mercado a desenvolver tecnologias de virtualização para redes de comunicação, a comercializar Open Flow (*3), controladores SDN (Software Defined Network – Rede Definida por Software) e NFV (Network Functions Virtualization – Virtualização de Funções de Rede), bem como foi pioneira na oferta de redes centrais virtualizadas. Hoje, ao introduzir a virtualização nativa da nuvem também na RAN, a NEC acelera a migração para redes de próxima geração e contribui para desbloquear todo o potencial do 5G”, afirma Patrick Lopez, VP Global de gestão de produtos 5G da NEC.
Notas:
(*1) Tecnologias com MIMO avançado (Multiple Input, Multiple Output). Uma tecnologia que melhora simultaneamente a estabilidade da qualidade de multiplexação espacial e caminhos de propagação de rádio, aproveitando a liberdade de um grande número de transceptores independentes. No 5G, ele foi desenvolvido e introduzido com o objetivo de melhorar ainda mais a eficiência de utilização da frequência por meio da multiplexação espacial, além da multiplexação ortogonal de frequência e da multiplexação por divisão de tempo de 4G.
(*2) Software de código aberto que automatiza a implantação e dimensionamento de aplicativos em contêineres.
(*3) Tecnologia de rede que permite o controle centralizado da rede, separando as funções de controle da rede das chaves e agregando-as em controladores.
Participe das comunidades IPNews no Facebook, LinkedIn e Twitter.