Negócios

NEC lança software Open RAN nativo de nuvem

BARCELONA, SPAIN - FEBRUARY 22: A logo sits illuminated outside the NEC pavilion on the opening day of the World Mobile Congress at the Fira Gran Via Complex on February 22, 2016 in Barcelona, Spain. The annual Mobile World Congress hosts some of the world's largest communications companies, with many unveiling their latest phones and wearables gadgets. (Photo by David Ramos/Getty Images)

A NEC lançou o software Open RAN nativo de nuvem, que dá suporte à sua plataforma Massive MIMO (mMIMO) (*1) com beamforming digital. A solução estará disponível globalmente a partir do início de 2022.

 

CONTEÚDO RELACIONADO – IoT no 5G, a aposta da NEC para voltar ao setor de telefonia móvel no Brasil

 

As redes 5G estão cada vez mais adotando a nuvem. A introdução de tecnologias de virtualização em várias camadas da rede, do núcleo à RAN, permite o provisionamento de serviços mais rápido e a redução de custos de equipamento, ao mesmo tempo em que encurta os prazos de aquisição. A arquitetura e a operação nativas da nuvem permitem a orquestração e a automação da rede em escala, obtendo, assim, melhor qualidade e confiabilidade do serviço.

O software nativo da nuvem da NEC oferece desempenho com nível de operadoras, escalabilidade de ambientes de nuvem e economia. Para atender aos requisitos de alta velocidade e capacidade do 5G, a solução fornece controle avançado de beamforming totalmente digital sobre as 16 camadas de downlink em sistemas onde o mMIMO é utilizado. Esta implementação oferece transmissão de grande capacidade, bem como controle eficiente e autônomo, dependendo dos requisitos do serviço e das condições de tráfego.

A solução é totalmente compatível com as especificações O-RAN e aproveita o amplo ecossistema de parceiros. Este software de Open RAN, nativo de nuvem, é totalmente conteinerizado e provê flexibilidade para diversos cenários de implantação (local, nuvem privada, nuvem pública), geografias (urbana, periurbana, rural) e casos de uso (consumidor, empresa, governo).

Além desses produtos, a NEC também oferece uma nova solução de RAN Domain Orchestration de sua subsidiária Netcracker. A oferta combina as soluções de orquestração, OSS e funções analytics líderes da Netcracker, com a experiência da NEC em operação e gerenciamento de rede integrados para automatizar totalmente todos os aspectos do domínio RAN. A solução é baseada no OSS (sistema de suporte operacional) digital nativo da nuvem da Netcracker. Ele é executado em qualquer plataforma de nuvem Kubernetes (*2) e é compatível com APIs abertas e padronizadas, permitindo a colaboração com uma variedade de produtos de diferentes fornecedores de Open RAN.

“Continuamos com nossa tradição de inovação líder de mercado. A NEC foi o primeiro fornecedor do mercado a desenvolver tecnologias de virtualização para redes de comunicação, a comercializar Open Flow (*3), controladores SDN (Software Defined Network – Rede Definida por Software) e NFV (Network Functions Virtualization – Virtualização de Funções de Rede), bem como foi pioneira na oferta de redes centrais virtualizadas. Hoje, ao introduzir a virtualização nativa da nuvem também na RAN, a NEC acelera a migração para redes de próxima geração e contribui para desbloquear todo o potencial do 5G”, afirma Patrick Lopez, VP Global de gestão de produtos 5G da NEC.

Notas:

(*1) Tecnologias com MIMO avançado (Multiple Input, Multiple Output). Uma tecnologia que melhora simultaneamente a estabilidade da qualidade de multiplexação espacial e caminhos de propagação de rádio, aproveitando a liberdade de um grande número de transceptores independentes. No 5G, ele foi desenvolvido e introduzido com o objetivo de melhorar ainda mais a eficiência de utilização da frequência por meio da multiplexação espacial, além da multiplexação ortogonal de frequência e da multiplexação por divisão de tempo de 4G.

(*2) Software de código aberto que automatiza a implantação e dimensionamento de aplicativos em contêineres.

(*3) Tecnologia de rede que permite o controle centralizado da rede, separando as funções de controle da rede das chaves e agregando-as em controladores.

Participe das comunidades IPNews no FacebookLinkedIn e Twitter. 

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *