A TIM decidiu optar pelo network slicing para a rede pública 5G do Autódromo de Interlagos, em São Paulo, no último fim de semana, quando a pista recebeu a última etapa da temporada 2024 da Porsche Cup. A rede permitiu a transmissão de vídeo em tempo real com envio de imagens internas com alta definição de 10 veículos a mais de 260km/h.
A iniciativa contou com a parceria da Ericsson no design e otimização do fatiamento da rede. Foram utilizadas 18 antenas de 5G e 28 antenas de 4G.
CONTEÚDO RELACIONADO: Algar Telecom fecha novo acordo com a Vivo para ampliar oferta conectividade IoT
A infraestrutura proporcionou que vídeo Full HD fosse transmitido online em tempo real com uma conexão estável e contínua por cerca de quatro horas. Para quem assistiu a transmissão, era possível acompanhar as disputas por posição com visão de dentro dos carros.
A operadora argumenta que a utilização do network slicing em uma rede aberta 5G levou o time de engenharia e convidados da Porsche Cup a uma experiência imersiva. A TIM se autointitula pioneira no uso do “fatiamento da rede 5G privativas” e diz que sua infraestrutura está preparada para atender demandas de conectividade múltiplas e específicas em todo o País.
O fatiamento permite a criação de redes virtuais personalizadas para diferentes aplicações e as fatias podem ser diferentes nos tipos de serviços, na performance e em outras características. “Ao utilizar fatiamento de rede, conseguimos alocar uma banda dedicada para cada carro, garantindo que a transmissão de dados ocorra de forma estável e sem interferências, mesmo em um ambiente de alta velocidade,” complementa Marco Di Costanzo, CTO da TIM Brasil.
Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn
