Acordo cobre a utilização da plataforma Network as Code da Nokia e do portal do desenvolvedor com a rede nativa da nuvem do Grupo BT.
A Nokia e o BT Group vão desenvolver novas oportunidades de monetização de rede 5G por meio da plataforma Network as Code, da Nokia, e do portal de desenvolvedor (plataforma) e rede nativa em nuvem, do BT Group.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
- TIM, Vivo e Claro vão aderir a APIs para combater fraudes
- Vivo aposta em múltiplos caminhos para monetizar infraestrutura 5G
- Qual o potencial das redes privativas? Executivo da Amdocs responde
Como todo o ecossistema de telecomunicações, o Grupo BT, que opera a rede EE no Reino Unido, busca alternativas de casos de uso – industriais e de consumo – junto aos parceiros de desenvolvimento da Nokia. O objetivo é obter acesso a capacidades de rede simplificadas, sob a forma de código de software, que pode ser incorporados em aplicações para empresas.
A plataforma Nokia ajuda as operadoras a monetizar seus ativos de rede 5G além da pura conectividade. Ela fornece aos desenvolvedores de aplicativos ferramentas como kits de desenvolvimento de software (SDK) e interfaces de programação de aplicativos (APIs) abertas, que dão aos desenvolvedores acesso a funcionalidades de rede profundas e dados que lhes permitem criar novos casos de uso para seus clientes.
Pelo acordo, a Nokia e o BT Group disponibilizarão essas ferramentas aos desenvolvedores para que possam utilizar os recursos de rede do BT Group, escrever novos casos de uso e criar novo valor para os clientes de EE.
A Nokia anunciou um acordo semelhante com a DISH Wireless.
A plataforma foi lançada em setembro, após muitos meses de estreita colaboração com desenvolvedores e operadores. Baseia-se em um modelo de divisão de receitas entre desenvolvedores, operadoras e a Nokia como fornecedora da plataforma.
Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter.