Líderes da internet acreditam que prazo estabelecido pelo FED vai estimular a indústria de TI e telecom.
Políticos e líderes da indústria de internet nos Estados Unidos comemoraram o plano divulgado pelo governo Obama para atualizar, para Ipv6, todos os sites federais na web e os serviços de governo eletrônico nos próximos dois anos.
O plano foi divulgado pelo CIO do Federal Reserve Bank (FED – o banco central norteamericano), Vivek Kundra, que emitiu uma nota exigindo que todos os órgãos federais atualizem os seus serviços públicos eletrônicos – incluindo Web, email, DNS e serviços de ISP – para o IPv6 nativo, até 30 de setembro de 2012.
O memorando estabelece um segundo prazo de 30 de setembro de 2014 para os órgãos federais atualizarem os aplicativos internos que se comunicam com os servidores de internet.
Cada agência é obrigada a designar um gestor de transição IPv6 para dirigir os projetos de mudança, inclusive a compra de hardware e software de rede adequados aos testes feitos pelo governo federal para adoção do IPv6.
O IPv6 é a maior atualização da história de 40 anos da internet. Empresas e operadoras de telecom estão desenvolvendo projetos de migração para IPv6, porque os endereços IP no atual padrão Ipv4 estão acabando.
O IPv4 utiliza endereços de 32 bits e pode suportar 4,3 bilhões de dispositivos conectados diretamente à internet. O IPv6, por outro lado, utiliza endereços de 128 bits e suporta um número virtualmente ilimitado de dispositivos – 2 elevado à potência 128.
Cerca de 94,5% do espaço de endereços IPv4 foi atribuído a partir de 3 de setembro de 2010, de acordo com a ARIN (American Registry for Internet Numbers).
Esta é a segunda vez que o gabinete do presidente de Administração e Orçamento (OMB) estabeleceu um mandato para os órgãos federais relacionado com a implantação do IPv6. Em 2005, a administração Bush se manifestou sobre o assunto e mais tarde estabeleceu o prazo de junho de 2008 para todas as agências federais demonstrarem conectividade IPv6 em suas redes de backbone.