No cargo desde a última sexta-feira, Emiliano José destaca missão de garantir direito à comunicação.
Emiliano José assumiu em 6 de março a Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica (SCE) do MiniCom (Ministério das Comunicações). Em pronunciamento, ele disse que a sua missão é garantir o direito à comunicação. “Sem comunicação diversa, sem comunicação múltipla, sem dar voz à diversidade brasileira, a democracia fica comprometida.”
Emiliano também disse que é fundamental abrir o debate para a sociedade sobre o setor de comunicação no Brasil. De acordo com ele, a Constituição já estabelece regras claras, mas ainda não regulamentadas para a área. “Se olharmos cada um dos artigos, percebemos o quanto há de avançado, basta que seja aplicado”, explica ele.
O novo secretário também apontou desafios para a secretaria, como a desburocratização das rádios comunitárias. Ele anunciou a formação de grupos de trabalho, para agilizar as análises dos processos. Acompanhar o processo de desligamento do sinal de TV analógico e a implementação do digital, será outro dever da secretaria. “Sem comunicação diversa, sem comunicação múltipla, sem dar voz à diversidade brasileira, a democracia fica comprometida”, completa o Secretário.
Governo define estratégias para atrair investimentos em data centers
Emiliano José é jornalista, com mestrado e doutorado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Foi eleito deputado federal pelo PT por três mandatos e é professor aposentado na UFBA.