Um novo estudo da Juniper Research identificou que o número global de iSIMs (SIMs integrados) instalados em dispositivos conectados aumentará de 800.000 em 2024 para mais de 10 milhões em 2026.
O estudo cita as especificações SGP.41/42 da GSMA, com lançamento previsto para o final do próximo ano, como um dos principais impulsionadores deste crescimento de mais de 1.200%. As especificações irão agilizar e padronizar a implantação de dispositivos habilitados para iSIM.
Um iSIM é um formato eSIM (SIM incorporado) integrado diretamente nos componentes existentes do dispositivo; eliminando a necessidade de um módulo SIM separado.
As especificações da GSMA simplificam e descrevem os recursos do IFPP (In-factory Profile Provisioning); permitindo que perfis iSIM sejam carregados em um dispositivo durante a produção. O IFPP permite que os fabricantes enviem dispositivos aos usuários finais com conectividade celular pré-configurada para a rede celular desejada; simplificando a cadeia de suprimentos e os processos de produção.
Como resultado desta maior conveniência, a pesquisa prevê que o número de conexões iSIM aumentará para 210 milhões até 2028 em todo o mundo. Identificou casos de utilização como contadores de energia inteligentes e logística remota como estando preparados para adoção imediata; devido aos requisitos para dispositivos com baixo consumo de energia e de formato pequeno.
Para se preparar para esse crescimento, o autor do relatório, Elisha Sudlow-Poole, recomendou: “os fornecedores de eSIM devem garantir que fornecem plataformas independentes de padrões que sejam flexíveis para futuros formatos, padrões e demandas de casos de uso. Além disso, os fornecedores de eSIM devem desenvolver parcerias confiáveis com os fabricantes para garantir a adoção de serviços de conectividade iSIM assim que se tornarem exigidos no mercado.”
Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e X (Twitter).