
A Nvidia anunciou um novo tipo de processador DPUs, ou unidades de processamento de dados, com suporte do DOCA, uma nova arquitetura de infraestrutura em um chip de data center que permite um melhor desempenho de rede, armazenamento e segurança. A novidade surge com a nova família de DPUs Nvidia BlueField-2 e o kit de desenvolvimento de software DOCA para o desenvolvimento de softwares em serviços de infraestrutura de data centers acelerados por DPU.
CONTEÚDO RELACIONADO – Nvidia lança solução para clientes montarem próprio supercomputador
Otimizadas para reduzir a carga das CPUs em tarefas importantes de rede, armazenamento e segurança, a Nvidia afirma que uma única DPU BlueField-2 pode fornecer os mesmos serviços de data center que podem consumir até 125 núcleos de CPU. Isso libera valiosos núcleos de CPU para executar uma ampla variedade de outras aplicações empresariais.
De acordo com a fabricante, o data center é a nova unidade de computação e as DPUs são elementos fundamentais dos data centers acelerados, nos quais, junto com as CPUs e as GPUs, são capazes de se unir e formar uma única unidade de computação que é totalmente programável, habilitada para inteligência artificial e capaz de oferecer maiores níveis de segurança e capacidade de computação.
Ainda segundo a empresa, os principais fabricantes de servidores do mundo, como ASUS, Atos, Dell Technologies e Lenovo, planejam integrar DPUs a suas soluções de servidores empresariais. Os planos dos fornecedores de sistemas contam também com o amplo suporte de parceiros de infraestrutura de software, como:
- A VMware anunciou um trabalho substancial em andamento com a Nvidia como parte de sua iniciativa recentemente comunicada do Projeto Monterey para oferecer suporte às DPUs BlueField-2 com VMware Cloud Foundation.
- A Red Hat planeja oferecer suporte às DPUs BlueField-2 com Red Hat Enterprise Linux e Red Hat OpenShift, componentes do portfólio de nuvem híbrida aberta da Red Hat que são usados por 95% das empresas na lista do Fortune 500.
- A Canonical anunciou que garantirá o suporte das DPUs BlueField-2 e da DOCA em sua plataforma Ubuntu Linux, o sistema operacional mais famoso entre nuvens públicas.
- A Check Point Software Technologies integrará as DPUs BlueField-2 a suas soluções.
As DPUs BlueField-2 estão em fase de testes agora e devem ser apresentadas em novos sistemas dos principais fabricantes de servidores em 2021. DPUs BlueField-2X estão em desenvolvimento e também devem estar disponíveis em 2021. O DOCA está disponível para parceiros de acesso antecipado agora.
Participe das comunidades IPNews no Facebook, LinkedIn e Twitter.