InfraDigital
Em 2010, o IBGE apontou a existência de 57 milhões de domicílios no País, sendo que 1,8% estavam em condomínios. Por falta de dados melhores, se considerarmos que a proporção se manteve a mesma, hoje, teremos 1,2 milhão de domicílios em condomínios, aproximadamente. Esse seria o tamanho de um mercado que os provedores de acesso à Internet (ISP) podem alcançar para oferecer mais do que serviços de banda larga.
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A oferta de serviços para condomínios foi o tema da discussão do décimo episódio do Conexão InfraDigital, que contou com a participação de Fabrício Araújo, especialista em telecomunicações da Intelbras. Ele destacou a possibilidade do provedor, que já chega ao condomínio para oferecer seus serviços para o cliente final, conquistar um novo tipo de cliente.
A ideia é passar da portaria e, além de levar a infraestrutura de rede até o lar do cliente, também oferecer um novo serviço para todo o condomínio. As ofertas podem ser variadas, desde a conectividade de um sistema de videomonitoramento (CFTV) até serviços de telecomunicações dentro do condomínio.
Por exemplo, um serviço similar ao interfone, só que realizado pela Internet. Araújo comentou que muitos prédios não têm esse tipo de serviço porque a infraestrutura física seria muito cara. No entanto, ao utilizar a Internet, seja para um serviço de voz sobre IP (VoIP) ou na nuvem, o custo seria bem menor. Neste caso, a solução funcionaria como um ramal digital instalado a partir de um aplicativo no celular do morador.
No episódio, o especialista da Intelbras também comentou sobre a possibilidade de oferecer a Internet diretamente para o condomínio, que forneceria para o morador como seu próprio serviço. Confira melhor como funciona esse modelo ouvindo o episódio, que também contou com a participação de Claudio Hoki da Costa, CEO da Hokinet Internet Banda Larga:
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