Banda Larga

Oi atualiza sua rede de fibra óptica submarina localizada na AL

De acordo com a operadora, o upgrade do duplo anel submarino poderá oferecer banda larga com velocidade de até 1,92Tbps para suprir crescente demanda de usuários.

 

A Oi investiu na atualização de seu sistema de fibra óptica submarina, instalada na região da América Latina. Em fase de conclusão, a nova versão é realizada pela subsidiária da empresa, GlobeNet, que visa antecipar o crescimento do tráfego de dados em banda larga na região.
 
Segundo Francisco Perrone, diretor de assuntos internacionais da operadora, a atualização irá oferecer maior capacidade às categorias ópticas, como STM4, e aperfeiçoar as transferências e utilização dos provedores. “O objetivo do projeto, em fase de conclusão, é ampliar a capacidade da rede para 360Gbps”, diz.
 
De acordo com a empresa, com o uso da nova tecnologia DWDM, a capacidade total de transmissão de dados da GlobeNet – com a fibra ótica acesa – poderá chegar a até 1,92Tbps. As empresas Xtera e Alcatel-Lucent são as fornecedoras para a atualização.
 
Ao todo, são 22 mil quilômetros de fibra óptica, que interliga o Brasil, as ilhas Bermudas, Venezuela e Estados Unidos. Perrone aponta que no último ano, a operadora ampliou sua extensão de cobertura até a Colômbia, cuja ligação saí da Venezuela.
 
Um dos motivos para realização de melhorias da rede foi baseado por um estudo realizado pela empresa, que aponta tendências significativas para o crescimento do consumo de banda larga rápida no mundo. “O crescimento da demanda será em torno de vinte por cento e 50% em dois anos”, avalia Perrone.
 
A Oi não divulgou o montante gasto para a atualização.
Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *