Empresa pretende investir 200 milhões de reais este ano em tecnologia, produto e inovação
A empresa de classificados online OLX Brasil prevê para 2018 um investimento 21% maior que no ano passado, quando atingiu pela primeira vez um resultado operacional positivo, mesmod quase dobrando o número de funcionários no país.
A empresa, controlada em partes iguais pela sul-africana Naspers e a norueguesa Schibsted, pretende investir 200 milhões de reais este ano em tecnologia, produto e inovação, algo que inclui inteligência artificial e oferta de serviços para empresas.
A OLX iniciou atividades no país em 2010 como site de compra e venda de produtos usados por particulares. Em 2015, Naspers e Schibsted concordaram em juntar suas operações neste campo no Brasil, unindo OLX e Bom Negócio. A operação deixou a OLX disputando mercado com o Mercado Livre, que nos últimos anos tem cada vez mais se concentrado na oferta de produtos novos, e com sites especializados em áreas como veículos e imóveis.
Até 2017 a OLX dependia de aportes dos sócios para fazer frente às operações deficitárias, mas os investimentos neste ano devem vir dos recursos próprios da companhia, disse Oudshoorn. Ele não deu detalhes sobre os principais números da empresa, mas afirmou que o resultado medido antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) foi positivo no ano passado pela primeira vez.
O desempenho positivo veio com crescimento acelerado da OLX em oferta de serviços para empresas e desenvolvimento de operações “verticais”, focadas em áreas como automóveis e imóveis, afirmou o executivo.
“Queremos posicionar a OLX como líder nas verticais de carros e imóveis. Já somos o maior site nestas verticais mas não somos percebidos por isso”, disse disse o presidente da OLX Brasil, o holandês Andries Oudshoorn. Ele fez segredo sobre os planos da empresa para este ano, mas comentou que grande parte da receita da OLX no Brasil vem de serviços vendidos para empresas, em especial relacionados a veículos e imóveis. Os serviços incluem acordos para venda de carros novos e oferta de estatísticas sobre venda de produtos.
A empresa não cobra comissões dos vendedores pelas vendas de produtos usados em sua plataforma, mas oferece opção dos usuários pagarem taxas para terem seus anúncios destacados. Em 2017, a plataforma movimentou 57,6 bilhões de reais com a venda de 26,7 milhões de itens, alta de 10 por cento sobre 2016.