Emails comuns, como newsletters e ofertas, tem abertura de cerca de 20%, enquanto que os enviados a públicos específicos têm média de 40%. Como sua empresa está?
Receber um email, abrir ou não a mensagem, deixar para depois, deletá-la ou encaminhá-la? Já paramos para pensar nas inúmeras possibilidades que nosso público pode ter em relação às mensagens enviadas? E quando falamos em campanhas de email marketing? Essas probabilidades aumentam ou diminuem? Pode ter certeza, só depende de sua estratégia de comunicação.
Cativar quem você almeja presencialmente não é das tarefas mais fáceis. E no ambiente virtual? Pode ser muito mais interativo do que você imagina, basta querer e, principalmente, dedicar-se, não a todos de uma vez, mas a cada qual da forma com que gostaria de ser cativado. É possível, basta usar sua estratégia e, principalmente, a tecnologia a seu favor.
E é justamente nesse ponto que vamos discorrer, a utilização da tecnologia em prol de algo muito maior: o valor de sua marca perante o seu público. Ele te vê? Acessa suas informações? Algumas empresas que utilizam nossa plataforma de relacionamento digital, a Virtual Target, frequentemente nos perguntam qual é a taxa de abertura ideal. E eu os respondo também com uma pergunta: Será que vocês sabem o que significa a taxa de abertura?
A taxa de abertura é uma medida obtida a partir do total de contatos que visualizaram a mensagem dividido pelo total de emails que foram entregues, excluindo os erros. Trocando em miúdos, uma taxa de 20% de emails abertos significaria que, de cada 10 emails entregues, dois foram visualizados.
A taxa de visualização é calculada automaticamente a partir de um pixel de imagem, imperceptível ao destinatário, que é inserido em cada email. Quando o contato recebe esta mensagem e pede para habilitar as imagens é que podemos identificar que houve uma abertura.
É importante compreender que a abertura não é uma taxa 100% precisa. Só é possível medir a taxa de abertura quando o leitor de emails é capaz de exibir imagens com HTML e quando o destinatário solicita a visualização de imagens. Sendo assim, pessoas que leem e, até mesmo, clicam no seu email marketing, sem necessitar das imagens, não contribuem com a taxa de open rate.
Não há uma taxa de abertura ideal. A taxa obtida para qualquer envio vai depender de diversos fatores como, data e horário do envio, tamanho e fidelidade da lista. De acordo com estudos realizados pela Campaign Monitor, emails enviados a públicos mais específicos com temas religiosos, esportivos, artísticos e transacionais de viagens, têm uma taxa de abertura de cerca de 40%. Os emails mais comuns, como newsletters e ofertas de e-commerce, estão na média de 20%.
Quando novos contatos aderem a uma lista de email marketing, a taxa de abertura tende a cair. Isso porque nem sempre quem pede para receber emails de uma determinada empresa espera receber toda semana ou, nem sempre o assunto interessa.
Para termos uma ideia de uma taxa razoável de abertura, podemos trabalhar com a média de 20%. Logo, enviando email para uma base de 300 mil pessoas, se 60 mil destinatários visualizaram a mensagem, podemos considerar que tivemos um bom open rate.
Pouquíssimas empresas que possuem bases de tamanho razoável estão ficando acima de 50%. Se sua base é bem segmentada e sua comunicação bem direcionada e, por estes motivos, obtém visualizações maiores que a média… então, meus parabéns!!
No entanto, não sonhe em ser visualizado por 80% da sua base, a não ser que o público seja muito restrito e seleto.
E então, o resultado dos seus envios estão dentro da média de mercado? Agora que você sabe o que é taxa de abertura, que tal melhorá-la? Para começar, use um email remetente que seja facilmente reconhecido pela sua base e não entregue o “ouro” na linha de assunto (subject). Pelo contrário, instigue o destinatário a leitura do conteúdo.
Essas são algumas dicas, sabemos que as estratégias podem e devem ser muito particulares de acordo com cada segmento que se almeja conquistar. O diferencial está na peculiaridade para se diferenciar no meio das “comuns” campanhas. Se aplicar o toque de inovação e souber como despertar o clique na hora H, certamente seu open rate pode estar não apenas na média, mas, atrevo-me a dizer, muito acima dela.
*VIRID Interatividade Digital, empresa de soluções para envio e gestão de email marketing.