Empresas assinaram MoU, junto com representações governamentais de seus países, que visa avaliar as necessidades de conexão em regiões isoladas
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, assinou nesta quarta-feira (6/3) um acordo com o ministro da Economia, Comércio e Empresa da Espanha, Carlos Cuerpo, para fortalecer as políticas públicas de conectividade para levar internet para a população que mora em regiões remotas, como aldeias, comunidades ribeirinhas e quilombolas. Estão envolvidas no Memorando de Entendimento a estatal brasileira Telebras e a empresa espanhola Hispasat, operadora de conexão via satélite.
O intuito do acordo é fortalecer as atividades de cooperação entre a empresa brasileira e espanhola para avaliar, por meio de equipes técnicas, as necessidades atuais de conectividade satelital e potenciais projetos que permitam atender as necessidades de inclusão digital do Brasil. Na ocasião, o ministro disse que a Telebras tem um papel fundamental, junto do MCom, na conectividade dos brasileiros mais pobres e os locais mais distantes.
A Hispasat, por meio de sua subsidiária Hispamar Satélites, é detentora de direitos de exploração de satélites brasileiros outorgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Atualmente, a operadora de satélite é líder na distribuição de canais de televisão em língua espanhola e portuguesa, com capacidade para oferecer canais nacionais abertos via satélite e servir a população rural que não tem acesso à televisão digital terrestre.
*Com informações do MCom.
Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e X (Twitter).