Para elas, a tecnologia IP agrega novos serviços que vão além do menor custo de tarifas e da praticidade para realizar ligações, apesar de sempre lançarem novos pacotes a preços mais baratos para cativarem novos clientes e manterem a base dos já conquistados.
As operadoras IP estão no limiar entre a oferta de novos serviços – que pode ser a maior cartada para o avanço da telefonia IP – e a manutenção dos usuários de telefonia convencional, que mantém as suas operações atualmente com base na oferta por melhores tarifas.
Para Fábio Sulzbacher, gerente de projetos especiais para operadoras da Telfree, o mercado de telefonia IP pratica uma busca desenfreada por redução de custos e tarifas mais competitivas, mas esse cenário deverá mudar, para que haja evolução do setor. “Sabemos que, por enquanto, isso está alavancando o serviço baseado em IP, mas deveremos evoluir em breve, pois temos potenciais que ainda não estão claros para o usuário final”, diz ele.
Sulzbacher compara a evolução da tecnologia com a telefonia celular, que começou somente com o advento da mobilidade e hoje oferece uma gama extensa de serviços. “A telefonia IP tem uma gama de vantagens que a telefonia comutada não pode oferecer, mas elas ainda não chegaram, efetivamente, ao mercado”, diz ele. “Os hardwares de uso pessoal que suportam os serviços IP, por exemplo, ainda estão muito caros e isso dificulta a massificação da oferta”, complementa.
Mesmo com as criticas, ele considera que o “tudo por IP” está a caminho, e cita como exemplo os serviços de vídeopresença, lançados pela Telfree no ano passado.
Para a Matrix Telecom, a oferta de serviços baseados em IP está aumentando, de modo que este segmento deve crescer quase 10 vezes na América Latina nos próxioms cinco anos, e o Brasil deve encabeçar esse desenvolvimento.
“Um dos principais motivos que levará a esse aumento é a melhora na qualidade da Internet, além da expansão de várias tecnologias que possibilitam que o acesso à banda larga chegue aos lugares cada vez mais remotos”, diz Billy Souto Maior, diretor de VoIP e negócios internacionais da Matrix.
Segundo ele, a melhoria dos serviços de VoIP, aliado aos baixos custos e aos novos produtos que estão surgindo, como números virtuais, também colaboram para este crescimento. “O objetivo é popularizar o acesso ao VoIP, oferecendo tecnologia de ponta, além de fomentar a competição no mercado”, finaliza o especialista.