Crescimento foi de 51% em relação ao ano passado, período em que foram ativados 49,2 milhões de novos acessos.
A base instalada de acessos em banda larga no Brasil é de 145,6 milhões, segundo dados coletados pela Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil). O estudo identificou que houve crescimento de 51% em relação ao ano passado, período em que foram ativados 49,2 milhões de novos acessos ou 1,6 nova conexão por segundo.
Dados do IBGE vão orientar políticas para banda larga e TV digital
54% dos domicílios brasileiros não têm computador
A banda larga móvel, pelas redes de 3G e 4G, liderou a expansão dos acessos à internet, chegando em março a 123,1 milhões de conexões, com 63% de crescimento em relação a março de 2013. Na banda larga móvel, 107,5 milhões são de conexões de celulares, incluindo os smartphones, e 15,6 milhões são terminais de dados, entre eles modems de acesso à internet e chips de conexão máquina-máquina (M2M).
Na banda larga fixa, os acessos somaram 22,5 milhões em março. Desse total, 1,6 milhão de conexões foram ativadas nos últimos doze meses, com crescimento de 7,4% no período. A quantidade de acessos em banda larga fixa significa que 39% dos domicílios brasileiros urbanos têm internet de alta velocidade.
A expansão também se deu na cobertura das redes de banda larga móvel, ativada em 315 novos municípios nos últimos doze meses. Ao todo, as redes de terceira geração estão instaladas em 3.648 municípios, onde moram 91% dos brasileiros. De acordo com a Telebrasil, o 4G já conta com 2 milhões de acessos. O 4G, ainda conforme a entidade, chega a 99 cidades, que concentram 36% da população brasileira, superando em muito a meta de cobertura das 12 cidades-sede da Copa do Mundo.
Segundo levantamento do Fórum Econômico Mundial, o uso da banda larga móvel no Brasil também tem ampliado significativamente. Nos últimos dois anos, o percentual de acessos aos serviços de banda larga móvel em relação à população subiu de 6,3% para 33,7%. O estudo The Global Information Tecnology Report revelou também que o preço da banda larga fixa no Brasil é de US$ 15,77, o que coloca o País, no 14º entre os mais baratos, de um total de 148 países.