As formas de pagamentos recorrentes, tipo cheque e boleto, poderão ser substituídos com maior segurança por outros meios, caso do cartão de crédito.
Esse é um dos ganhos viabilizados pela parceria entre a Elavon, empresa do setor de pagamentos eletrônicos, e pela Vindi, plataforma de pagamentos em cobrança recorrente. As duas desenvolveram um pacote que inclui recursos de mercado de assinaturas, software as a service (SaaS) e serviços recorrentes.
A meta das duas empresas é aumentar a utilização do cartão de crédito e, consequentemente, a segurança e confiabilidade nesse tipo de operação. Na avaliação das parceiras, pagamento recorrente é aquele em que há a coleta periódica de algum valor. É o caso da quitação mensal de condomínio ou plano de saúde. Trata-se de um mercado que movimenta grande volume de dinheiro no Brasil e que opera, em grande parte, com uso de cheques e boletos. Com o cartão de crédito, as operações ganham mais segurança e também passam a ser automáticas.
As duas empresas já têm exemplos de usuários do novo modelo, incluindo redes de academia, como o Grupo Bio Ritmo e a Smart Fit. Qualquer empresa que tenha um modelo de venda baseado em vendas mensais é forte candidato para aderir ao sistema recém-criado.