Aplicativo disponibiliza aos diretores da rede varejista, via celular Blackberry, os dados de venda da companhia, histórico do dia anterior e resultados por região e tipo de estabelecimento.
A alta direção do Grupo Pão de Açúcar já pode saber, em tempo real, como estão as vendas de cada uma das suas 597 lojas, espalhadas por todo o Brasil, graças a um aplicativo chamado ‘Painel de Vendas Online’. A solução, somada à tecnologia de transmissão de dados pelo celular, oferece, via smartphone Blackberry, os dados de venda da companhia.
Com isso, o Grupo ganhou disponibilidade e autonomia nas decisões estratégicas. “Nós atuamos em quase todo território nacional e os executivos se deslocam com muita freqüência. Com essa aplicação eles têm em mãos, em qualquer lugar do mundo, acesso a várias medidas de performance e a possibilidade de reavaliar as estratégias da loja e modificá-las ao longo do dia, conforme a necessidade e objetivos”, explica Célio Guedes, gestor de TI do Grupo Pão de Açúcar.
O executivo conta que o painel mostra as vendas, as metas estabelecidas, histórico do dia anterior (movimento fechado), resultados por formato da loja (hipermercados, supermercados, lojas de conveniência, etc) e por região. Além disso, a plataforma ainda permite a gestão dos emails, da agenda de compromissos, workflow de aprovação de despesas e de aprovação de viagens.
O Painel de Vendas online está integrado ao legado da companhia e foi desenvolvido pela MobilePeople, empresa especializada no desenvolvimento de soluções móveis corporativas. “Escolhemos a solução da MobilePeople por mostrar mais interatividade, navegabilidade e custo benefício. Além disso, um fator decisivo foi o viés tecnológico, já que a solução dispõe de uma tecnologia chamada ‘push’, que envia os dados sem a necessidade do comando pelo usuário do celular”, esclarece Guedes.
O gestor de TI conta que 2009 será o ano da mobilidade para o Pão de Açúcar. “Tirar a dependência da presença física das pessoas que controlam o negócio e tomam as decisões traz uma vantagem competitiva muito grande para qualquer empresa”, destaca Guedes, ressaltando que “isso permite aos executivos estarem perto das unidades onde são geradas as receitas e ao mesmo tempo terem em mãos os instrumentos e informações para a tomada de decisão”.
Antes do novo sistema, os diretores recebiam flashes das vendas apenas duas vezes ao dia em forma de texto, pelo celular. “O Painel de Vendas online é uma evolução. Pretendemos continuar melhorando nossos sistemas e, em breve, devemos incluir novos recursos no aplicativo como envio de alertas. 2009 é o ano da mobilidade”, afirma Joaquim Dias Garcia, diretor de TI do Grupo Pão de Açúcar. Entre os novos recursos previstos está a disponibilização dos dados de evolução das vendas durante o mês corrente e o acompanhamento de estoques.