Ícone do site IPNews – O Portal da Conectividade

Pão de Açúcar monitora negócios em tempo real

Aplicativo disponibiliza aos diretores da rede varejista, via celular Blackberry, os dados de venda da companhia, histórico do dia anterior e resultados por região e tipo de estabelecimento.

 

A alta direção do Grupo Pão de Açúcar já pode saber, em tempo real, como estão as vendas de cada uma das suas 597 lojas, espalhadas por todo o Brasil, graças a um aplicativo chamado ‘Painel de Vendas Online’. A solução, somada à tecnologia de transmissão de dados pelo celular, oferece, via smartphone Blackberry, os dados de venda da companhia.

Com isso, o Grupo ganhou disponibilidade e autonomia nas decisões estratégicas. “Nós atuamos em quase todo território nacional e os executivos se deslocam com muita freqüência. Com essa aplicação eles têm em mãos, em qualquer lugar do mundo, acesso a várias medidas de performance e a possibilidade de reavaliar as estratégias da loja e modificá-las ao longo do dia, conforme a necessidade e objetivos”, explica Célio Guedes, gestor de TI do Grupo Pão de Açúcar.

O executivo conta que o painel mostra as vendas, as metas estabelecidas, histórico do dia anterior (movimento fechado), resultados por formato da loja (hipermercados, supermercados, lojas de conveniência, etc) e por região. Além disso, a plataforma ainda permite a gestão dos emails, da agenda de compromissos, workflow de aprovação de despesas e de aprovação de viagens.

O Painel de Vendas online está integrado ao legado da companhia e foi desenvolvido pela MobilePeople, empresa especializada no desenvolvimento de soluções móveis corporativas. “Escolhemos a solução da MobilePeople por mostrar mais interatividade, navegabilidade e custo benefício. Além disso, um fator decisivo foi o viés tecnológico, já que a solução dispõe de uma tecnologia chamada ‘push’, que envia os dados sem a necessidade do comando pelo usuário do celular”, esclarece Guedes.

O gestor de TI conta que 2009 será o ano da mobilidade para o Pão de Açúcar. “Tirar a dependência da presença física das pessoas que controlam o negócio e tomam as decisões traz uma vantagem competitiva muito grande para qualquer empresa”, destaca Guedes, ressaltando que “isso permite aos executivos estarem perto das unidades onde são geradas as receitas e ao mesmo tempo terem em mãos os instrumentos e informações para a tomada de decisão”.

Antes do novo sistema, os diretores recebiam flashes das vendas apenas duas vezes ao dia em forma de texto, pelo celular. “O Painel de Vendas online é uma evolução. Pretendemos continuar melhorando nossos sistemas e, em breve, devemos incluir novos recursos no aplicativo como envio de alertas. 2009 é o ano da mobilidade”, afirma Joaquim Dias Garcia, diretor de TI do Grupo Pão de Açúcar. Entre os novos recursos previstos está a disponibilização dos dados de evolução das vendas durante o mês corrente e o acompanhamento de estoques.

Sair da versão mobile